logo

Desenvolvimento profissional de adolescentes é foco do Programa Nova Vida

14/03/2013 17:06:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Moisés Bruno

Adolescentes trabalham no turno em que não estão na escola

Autoestima mais elevada, aprendizado profissional e ocupação do tempo vago. Tudo isso pode ser encontrado em 14 jovens do Programa Nova Vida que trabalham na Central de Gratuidade da Secretaria de Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Macaé. Nesse setor, eles se dividem: sete trabalham nos períodos da manhã e os demais da tarde. Fazem o recadastramento do passe escolar, atendendo o público de estudantes matriculados na rede pública de educação.

A coordenação da Central da Gratuidade – situada na Rua Euzébio de Queiróz, 678, na antiga Estação Ferroviária – pontua que em seu perfil, os meninos e meninas do Programa Nova Vida, cujas idades vão dos 14 aos 17 anos, são dinâmicos, educados e perspicazes para tratar a necessidades do ser humano. Eles fazem o recadastramento usando computadores, antenados com o sistema, sendo, assim, orientados para atuarem no mercado de trabalho.

De acordo com Mariane Augusta da Silva Gonçalves, de 16 anos, há dois no Programa Nova Vida, na Central da Gratuidade ela está tendo mais contato com o público, pois preenche ficha com os dados. “Estar aqui me capacita profissionalmente, me ensina muitas coisas”, avalia. Filha de pai borracheiro e mãe dona de casa, Mariane, que têm dois irmãos, conta que receber meio salário mínimo por mês do Nova Vida está ajudando muito a sua família.

Já Wheslley Santos Matos, de 15 anos, salienta que o Programa Nova Vida agrada a seus pais, moradores da Fronteira, porque ele mantém o tempo ocupado: um período do dia na escola e o outro na Central da Gratuidade. Ou seja, ele está livre da ociosidade e dos males decorrentes dela. “Além do mais, tenho aprendido a me comunicar melhor com as pessoas, estou menos tímido, devido à atuação aqui na Central da Gratuidade”, comenta.

Passe Escolar

Cerca de 20 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino devem fazer o recadastramento do passe escolar na Central da Gratuidade até o dia 28 de março, das 8h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira.

O recadastramento permitirá que eles continuem tendo direito a duas passagens de ônibus grátis, uma para ir à escola e outra para voltar de lá.

Para esse público, cada estudante recebe um cartão eletrônico, emitido pelo Rio Card.