Começou, na manhã desta terça-feira (20), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), uma capacitação para orientadores sociais, ligados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), localizados nos bairros de Macaé.
O objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Social é proporcionar aos participantes que lidam diariamente com as famílias, seus membros e indivíduos, mais conhecimentos sobre os serviços, programas e benefícios do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e focar suas ações no desenvolvimento das potencialidades de cada um e no fortalecimento dos vínculos familiares.
Durante todo o dia, sob a orientação da coordenadora da Proteção Social Básica (PSB) da secretaria, Márcia Estulano, os orientadores sociais compartilharam dinâmicas acerca do Suas, trocando experiências. Na Roda de Conversa, a assistente social Eliane Velasco apresentou o tema “Esse tal de Suas” e “Qual seu entendimento do Suas”. A equipe técnica da coordenação PSB orientou e elucidou sobre o que é e o que não é SCFV e seu reordenamento.
A secretária Andrea Meirelles ressaltou a importância e a necessidade de capacitação continuada dos profissionais envolvidos no serviço. “A qualificação deverá proporcionar um conhecimento para que os orientadores sociais possam estar aptos a desenvolver atividades que atendam as particularidades e demandas de cada segmento”, disse, enfatizando a força recebida pelo governo municipal para ampliar os trabalhos realizados no âmbito das políticas socioassistenciais.
A capacitação prossegue, nesta quarta-feira (21), no CCI com toda a equipe de referência do SCFV composta por técnicos de referência (profissionais de nível superior) e pelos orientadores sociais (escolaridade mínima de nível médio), que são responsáveis pela realização das oficinas de convívio.
Veja a programação desta quarta:
8h – Café.
9h30 - Dinâmica: “Fortalecimento, Vínculo e Convivência”.
10h10 – Roda de Conversa: “Desafios do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Qual o sentido de Conviver?”, com Léia Figueiredo, assistente social.
11h – Debate.
11h30 – Almoço.
13h - Apresentação e Diálogos: Cotidiano do Serviço e instrumentais / Público Prioritário / Registro de Observação Individual.
15h – Café.
15h30 - Avaliação Final do Encontro.