Foto: Maurício Porão
Dia Internacional da Mulher é comemorado com palestras e outras atividades
O Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da Aroeira recebeu nesta quinta-feira (5), o evento “Tarde Interativa”, iniciando a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo, dia 8 de março. Composto por palestras, roda de conversa e oficina de artesanato, o encontro reuniu mulheres que participam de ações sociais e destacou os serviços oferecidos no município.
A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Andrea Meirelles, abriu os trabalhos destacando os avanços e a contribuição da mulher na sociedade.
- Sinto-me honrada em estar aqui com vocês, mulheres empreendedoras que participam das oficinas sociais do Cras Aroeira e que buscam seus direitos na sociedade atual. Eu, que nos 35 anos de existência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 15ª Subseção Macaé, fui eleita a primeira presidente mulher, conquistando um espaço nunca antes alcançado, congratulo-me com todas pelo Dia Internacional da Mulher e pelos avanços femininos. E, como tenho comentado, mesmo com todos os avanços, muitas mulheres ainda sofrem com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Já conquistamos muito, mas ainda há muito para ser modificado nesta história – disse a secretária.
A Tarde Interativa prosseguiu com orientações da coordenadora do Centro de Referência para Atendimento à Mulher “Pérola Bichara Benjamim”, Ilanna Pacheco, sobre os direitos da mulher. Ilanna falou sobre os tipos de serviços que são oferecidos pela subsecretaria de Política para as Mulheres, tais como: atendimentos nos setores social, jurídico e psicológico, tanto às vítimas de violência como prestando orientações sobre os direitos.
Por sua vez, a subsecretária Jane Roriz, explicou que a semana alusiva ao Dia Internacional da Mulher começou pelo Cras da Aroeira, por ser uma das portas de entrada dos serviços oferecidos às pessoas em situação de vulnerabilidade. “Sentimos a necessidade de começar a semana de eventos junto às mulheres da comunidade, com o objetivo de orientá-las e fomentar sua inclusão social, recuperar sua autoestima e conscientizá-las sobre a erradicação da violência contra a mulher, além de incentivá-las ao empreendedorismo e à igualdade de gênero, que exige que numa sociedade, homens e mulheres gozem das mesmos rendimentos, direitos, oportunidades e obrigações em todas as áreas”.
Contribuições africanas – Com o título “A herança africana e o empreendedorismo da mulher negra”, a coordenadora da Igualdade Racial, Zoraia Dias, realizou palestra sobre os tipos de economia solidária que as mulheres podem buscar para sua independência financeira. Ela citou que desde o tempo da colonização brasileira e, principalmente, na época da abolição, a mulher teve que trabalhar duro para comprar sua “carta de euforia” e que, ainda hoje, há muito para ser conquistado.
A palestrante esclareceu às participantes que Macaé possui uma política de legalização dos serviços empreendedores e incentivou as mulheres a procurarem seus direitos, para que no futuro possam ter, por exemplo, uma aposentadoria garantida. “Nós mostramos a luta das mulheres negras para conquistar seu espaço e a contribuição da herança africana na economia popular direcionada à mulher. Sugerimos também que elas aproveitem sua habilidade doméstica para transformar esse saber em fonte de renda”, disse.
A Tarde Interativa foi encerrada com uma oficina de arte que utilizou material reciclado. A semana comemorativa ao Dia Internacional da Mulher prossegue na segunda-feira (9), com ação informativa e oficina de arte, no Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, na Ajuda de Baixo. Das 9h às 14h, a comunidade escolar terá acesso a temas como: “Perspectiva da juventude”, “Violência contra a mulher”, “Direitos das mulheres”, “Valorização da mulher na sociedade”, “Gravidez na adolescência – DST/AIDS”, “Direitos da criança e do adolescente”. Na terça-feira (10), haverá uma feira de artesanato “Arte Mulher” e apresentação da Orquestra Estudantil da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), na Praça Veríssimo de Mello, das 10h às 17h.