Foto: Ana Chaffin
Reunião discute enfrentamento à discriminação contra LGBT
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos participou na manhã desta terça-feira (26) de uma reunião realizada na sede do 32º Batalhão de Polícia Militar para discutir estratégias de prevenção de violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).
O encontro contou com as presenças do secretário da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos (SUPERDIR) da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento; da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampayo; de ONGs de Macaé e Rio das Ostras; representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública; do delegado-adjunto da 123ª DP de Macaé, Carmelo Santalúcia; da delegada titular da 128ª Delegacia de Polícia Civil de Rio das Ostras, Juliana Rattes; do comandante do 32ª Batalhão de Polícia Militar, o tenente coronel Marco Aurélio Vollmer; do representante da Câmara de Vereadores de Rio das Ostras, vereador Deucimar Toledo, entre outras autoridades.
O superintendente Cláudio Nascimento pontuou várias sugestões que possam contribuir na prevenção da violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Ele sugeriu que na realização dos eventos, seja traçado um planejamento estratégico de segurança.
Para Cláudio, o encontro foi proveitoso pois conseguiu reunir representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, ONGs de Macaé e Rio das Ostras e gestores do município, traçando algumas ações.
A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampayo, destacou a importância desse encontro e disse que a secretaria está à disposição para atender as ONGs ligadas ao movimento LGBT.
- Estamos todos de parabéns, pois estamos buscando um diálogo para oferecer as melhores soluções quanto ao problema da violência. A secretaria está aberta para receber e apoiar no que for necessário - ressaltou.
A delegada da 128ª Delegacia de Polícia Civil de Rio das Ostras, Juliana Rattes, disse que é muito importante concretizar as ações discutidas durante a reunião, rompendo as dificuldades de acesso à informação nas delegacias. "Muitos percebem o preconceito e têm medo de se expor, no entanto, esses encontros possibilitam mudar essa situação", pontuou.
Já o delegado-adjunto da 123ª Delegacia de Policia de Macaé, Carmelo Santalúcia, ressaltou a parceria e integração entre as polícias Civil e Militar. "Nós realizamos um trabalho em conjunto e estamos atentos à causa LGBT", disse.
O comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Marco Aurélio Vollmer, agradeceu a presença de todos. "Estamos de portas abertas e dispostos a colaborar no que for possível por meio do disque denúncia. Portanto, nós contamos com a colaboração de todos", enfatizou.
O próximo encontro será realizado na segunda semana de abril.
Quem quiser denunciar algum caso de violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais poderá entrar em contato com o número: 0800-0234567 ou pelo disque denúncia 2765-7296 e 98168-2344.