Desenvolvimento Social realiza seminário sobre proteção e seguranças afiançadas nos serviços socioassistenciais

17/05/2024 18:09:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Maurício Porão

O objetivo do encontro foi fornecer aos gestores e profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) um espaço atualização

Num ambiente de atenção e leveza, foi realizada nesta sexta-feira (17) mais uma comemoração ao Dia do Serviço Social, desta vez com o seminário voltado para o tema “A Proteção social do SUAS e as seguranças afiançadas nos serviços socioassistenciais”. Promovido pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, o seminário ocorreu no salão de eventos da instituição Unopar, das 9h às 17h30, reunindo cerca de 40 profissionais vinculados ao SUAS, coordenadores de equipes e três palestrantes convidados.

O encontro ofereceu aos gestores e profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) um espaço de reflexão e atualização sobre as práticas relacionadas à entrega da proteção social às famílias e indivíduos que necessitam da política de assistência social.

O clima de descontração foi coroado com participação da cantora Nanny Saffer, coordenadora da pasta de gênero, e em torno do café da manhã, antecedendo o início das apresentações. A psicanalista Luciana Antunes palestrou sobre “Serviço Social e SUAS – Contribuições da profissão para efetivação da assistência social como política pública”. Em seguida, a consultora e assistente social, Virgínia Flávio Andrade, levou sua experiência para debater sobre o tema central do seminário. O terceiro palestrante, Athus Álef Sandes, discorreu acerca da “Regulação do SUAS como organizar a política local de assistência social”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Sabrina Nunes, ressaltou a importância dos profissionais relacionados na construção das políticas de assistência social, se dispondo a ouvir cada um deles no que for preciso.


“Hoje existe o diálogo, e já avançamos bastante enquanto equipe. Em contrapartida, necessitamos de colaboração para continuar negociando e estabelecer limites, e assim partir para uma nova etapa mais avançada. A participação de todos é fundamental no processo de desenvolvimento das questões, a fim de garantir os direitos do público atendido através da política social”, disse.


Fotos Relacionadas