O desfile cívico em comemoração aos 183 anos da Independência do Brasil reuniu moradores de diversos bairros de Macaé, na Avenida Carlos Augusto Tinoco Garcia, a Linha Vermelha, a partir das 10 horas deste 7 de setembro. Organizado pelo Forte Marechal Hermes com apoio da prefeitura, o desfile contou com a participação do prefeito em exercício, Carlos Augusto de Paula, o Carlão, de secretários municipais, autoridades militares e vereadores. Escolas, corporações musicais de Macaé e organizações militares se apresentaram na festividade solene.
O evento começou com a revista da tropa, feita pelo prefeito em exercício e pelo comandante do Forte Marechal Hermes, capitão Marcelo Osório. Foi realizado em seguida o desfile militar do Forte, do Corpo de Bombeiros motorizado e da Guarda Municipal. Os cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAM), de Resende, no Sul do Estado, também se apresentaram.
Para o prefeito em exercício, a integração da comunidade com as entidades participantes do desfile cívico foi um dos pontos mais importantes da festividade. “Eu vivi o período da ditadura e comemoro hoje como a integração com a sociedade mudou. A união das forças armadas com a comunidade é essencial para reforçar a democracia no país”, ressaltou Carlão.
O comandante do Forte Marechal Hermes afirmou que o tradicional desfile de 7 de setembro é fundamental para a história e a cultura da população. “Comemoramos a independência política do país e devemos nos lembrar da data para enaltecer grandes personalidades que tiveram suas ações voltadas para que o Brasil pudesse ter sua independência de Portugal”, destacou o capitão Osório.
BANDAS – A secretária de Educação, Milmar Madureira Pinheiro, informou que 14 bandas formadas por alunos da segunda etapa do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e do Ensino Médio participaram do desfile. “Os alunos apresentaram o repertório que é mostrado no encontro de bandas, que acontece às quintas-feiras”, disse. Outras duas bandas da Secretaria de Educação se apresentaram no desfile de Conceição de Macabu, a convite da prefeitura local.
Moradores dos bairros Ajuda de Cima, Campo D’ Oste, Visconde de Araújo, Centro, Nova Holanda, Novo Visconde, Barreto, Engenho da Praia, Aeroporto, Miramar, Riviera, Vila Badejo, Praia Campista, Jardim Carioca, Cavaleiros, Cehab, entre outros, participaram do desfile cívico. A contadora Cristiane Almeida, de 28 anos, levou os filhos Alan, de 6 anos e Ivan, de 4, para ver o desfile.
- Meus filhos estão encantados com as roupas dos participantes e as apresentações de cada entidade. Estou ensinando o que é a independência e a importância do amor à pátria – afirmou Cristiane. A Secretaria de Transporte fechou ao tráfego de veículos a Linha Vermelha, entre as ruas Marco Antonio Aguiar e Jonas Mussi, das 7 às 16 horas, para a realização do desfile.
Participaram do desfile cívico alunos dos colégios e escolas municipais Zelita Rocha de Azevedo, Samuel Brust, Eraldo Mussi, Renato Martins, Amil Tanos, Cláudio Moacyr, Aroeira, Ciep Municipal Maringá, Escola Estadual Municipalizada Raul Veiga, entre outros. Integrantes da Escola Estadual Nosso Senhor dos Passos, Colégio Estadual Irene Meireles, Banda de Tambores Polivalente, 115º grupo de escoteiros de Macaé, Lyra dos Conspiradores também se apresentaram.
Autoridades como o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel João Maia; o comandante da Capitania dos Portos, Luiz Fernando da Cunha; o comandante do Corpo de Bombeiros, Marcos Rossi, também estiveram presente.