Foto: Moisés Bruno
‘Que tons e sons cabem no meu mundo pela paz?’ é tema do ato de civismo, que lotou a Praia de Imbetiba com pelotões civis e militares
Alunos de todos os segmentos das escolas de Macaé, cidadãos integrantes de instituições da sociedade civil, autoridades públicas e militares e a população em geral pediram paz na manhã deste sábado (29) durante o desfile cívico que comemorou o aniversário de 210 anos de Macaé. O ato cívico teve como tema “Que tons e sons cabem no meu mundo pela paz?” e foi realizado na Avenida Elias Agostinho, Imbetiba, que foi tomada pela cor branca nas roupas e acessórios.
Davi Dias, aluno de 12 anos da Escola Ancyra Gonçalves Pimentel, demonstrou a importância do tema do ato cívico. “Mais do que a paz, essa questão está emanando amor e tolerância, está muito bem organizado”, elencou. “Tendo paz e amor, o restante a gente consegue”, observou a mãe de Davi, Denise Carvalho.
Já Simara Carvalho contou que o tema da paz foi trabalhado durante todo o ano escolar com a filha Helena Carvalho. “O civismo e a cidadania são realçados no desfile“, comentou Simara, que levou a filha junto com a avó de Helena, Roseane. Helena Carvalho tem cinco anos e é a aluna da rede municipal de educação.
O integrante do Embaixadores do Rei, Miguel Ryan, de 13 anos, disse que adora desfilar. “Todos os pelotões estão muito bonitos”, evidenciou. A moradora do Miramar, Mirene da Silva, foi assistir ao ato cívico. “É muito importante o envolvimento das crianças em atos de civismo e pela paz”, exclamou.
Já a aluna Ana Luiza Souza evidenciou que espera o ano todo para o desfile chegar. “Aprendi que a paz começa dentro de nós”, expressou. A jovem Eduarda Souza desfilou pelo Nova Vida. “O desfile resgata valores importantes como a valorização da nossa cidade”, opinou Eduarda.
O casal Laís Diniz e Lindemberg Augusto levou as filhas Maria Luíza e Maria Júlia para assistir ao desfile. “O respeito, prevenir situações de conflito fazem parte da cultura da paz que temos sempre que multiplicar”, enumerou Laís. Quinze bandas com cerca de 500 músicos participaram.
Prefeito endossa vigor de Macaé
O prefeito Welberth Rezende estava acompanhado da primeira-dama, Quelen Rezende. Ele destacou nestes 201 anos da cidade que Macaé é uma cidade pujante que não para de crescer, sendo campeã de empregabilidade do Estado do Rio de Janeiro.
“Macaé concentra um terço dos investimentos feitos no Estado do Rio de Janeiro. Temos o aeroporto, que será ampliado para boeing e aviões a jato, o Hospital da Unimed foi entregue há um mês, a rede D´or está finalizando a unidade, que será inaugurada no ano que vem, teremos um Centro de Distribuição, importante para a agroeconomia”, citou o prefeito.
O Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar) foi ressaltado pelo prefeito. “A Petrobras anunciou investimento de R$ 100 bilhões em campos maduros, novas operadoras começam a perfurar novos poços de petróleo”, frisou, completando que há um mês uma gigante do petróleo norueguesa anunciou a decisão de trazer dutos de gás de Santos (SP) pra Macaé, um megaduto que vai gerar 50 mil empregos até 2028 e 9 bilhões de dólares investidos na região.
“Temos duas termelétricas em funcionamento, a ETE Norte Fluminense e a Mário Lago; a Marlim Azul está em teste, além de dez projetos licenciados”, sustentou, acrescentando que o Tepor recebeu a última licença com declaração de utilidade pública.