logo

Desfile cívico dos 193 anos de Macaé será na Imbetiba

26/07/2006 15:19:33 - Jornalista: Cesar Dussac

O desfile cívico em homenagem aos 193 anos de Macaé se realiza na Avenida Elias Agostinho, no bairro Imbetiba, às 10h, de sábado (29). Os militares (Exército e Forças Auxiliares) abrem o desfile, seguidos de 41 entidades civis, entre escolas, bandas escolares, secretarias, fundações, clubes e associações.

A secretária de Educação, Milmar Pinheiro, fala sobre a mudança do local do desfile. “A Imbetiba oferece mais conforto à população, por ser um local arborizado. Estamos no inverno, mas os dias são de sol forte. As sombras das árvores servem de abrigo e amenizam o clima também para os componentes do desfile, que conta com a participação de muitos idosos e crianças. Foi, principalmente, visando ao bem-estar da população, que o prefeito Riverton Mussi decidiu levar o desfile para a Imbetiba. O percurso na Elias Agostinho também é menor”, explica Milmar.

Segundo o coordenador do desfile, capitão Travassos, do Forte Marechal Hermes, a seqüência do desfile foi definida nesta terça-feira (25), na terceira reunião com os participantes, no auditório da secretaria de Educação. Foi confirmada a concentração nas Avenidas Agenor Caldas e dos Jesuítas. O desfile segue pela Elias Agostinho e entra na rua do Sacramento, onde haverá a dispersão. A secretaria de Saúde vai colocar duas ambulâncias nos pontos de apoio; uma na esquina da Avenida dos Jesuítas com Agenor Caldas e outra na dispersão, esquina da Elias Agostinho com Sacramento.

- O Forte Marechal Hermes abre o desfile, seguido do Corpo de Bombeiros, do 32º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal, que fecha o desfile militar. Na seqüência, o desfile motorizado traz o Moto Clube de Macaé, com 30 veículos, a Fundação de Esporte de Macaé e a secretaria do Meio Ambiente (Semma) – formando os grupos de 01 a 07. O desfile continua com 39 entidades civis, divididas em oito grupos”, detalhou o coordenador do desfile.

A equipe de integração da secretaria de Educação entregou aos representantes das entidades relação com a ordem do desfile, com os componentes e com supervisores de cada grupo. Constam da relação os professores de Educação Física Ricardo Silva (posicionado próximo ao palanque oficial) e Henry Kaustchner (posicionado na concentração) e, dando suporte à programação, as professoras Andréa Simões, Derly, Sônia e Onilda e a arquiteta Cláudia Coquito.

Segue a ordem do desfile:

Grupo 08 ao 13 - Supervisão das professoras: Solange, Marileda, Maria Helena e Andréa Assis. Banda do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno, Pelotão de Bandeiras, Banda do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, representação de alunos da rede municipal, Projeto Câmara Juvenil, Caminhão de Leitura Petrobras.

Grupo 14 ao 18 – Supervisão de: Alice, Sueli, Juan e Thiago. Sociedade Musical Nova Aurora, Liga Beneficente São João Batista, Banda da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, Colégio Estadual Professor Walter Boschiglia/Amac e Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval.

Grupo 19 ao 23 - Supervisão de Elisa Branco, Sérgio, Catarina e Rosemery. Coordenadoria Especial da Terceira Idade, Banda do Colégio Municipal Wolfango Ferreira, Colégio Batista Macaense e Fundação Ana Brígida, Banda do Colégio Municipal Professor Samuel Brust e Coordenadoria Municipal da Defesa Civil.

Grupo 24 ao 28 - Supervisão de Ana Paula, André, Eloísa e Ana Cristina. Banda do Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, Grupo Escoteiro 115º/RJ, Banda do Ciep 455 Municipalizado Maringá, Programa Petrobras Jovem Aprendiz/ Programa de Criança e Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo (com carro de som).

Grupo 29 ao 33 - Supervisão de Bianca, Fred, Márcia e Sandra Márcia. Fundação de Ação Social (carro de som), Banda da Escola Municicpal Amil Tanos, secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), Banda do Colégio Municipal Professor Ancyra Gonçalves Pimentel e secretaria Municipal de Assistência Social/ Programa Nova Vida.

Grupo 34 ao 38 - Supervisão de Nádia, Pablo, Rosane e Magda. Banda do Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, Sesi/Senai de Macaé, Sociedade Musical Banda Lyra dos Conspiradores, Escolinha de Karatê Samara Jardim e Banda do Colégio Municipal da Aroeira.

Grupo 39 ao 42 - Supervisão de Salvador, Celeste, Nilza, Maria Luiza e Cristina. Banda da Comunidade da Imbetiba, Fundação Educacional Cultural Radioduifusão Esperança, Escola Estadual Professora Alda Bernardo – Piabetá – RJ e Igreja Metodista Central de Macaé.

Grupo 43 ao 45 - Supervisão de Leila, Juramara, Rosemara, Nelita e Erani. Colégio Municipal Dr Cláudio Moacyr de Azevedo, Associação de Mestre e Contra – Mestre de Capoeira e Banda do Colégio Municipal Wolfango Ferreira (juvenil e adulto).