Foto: Juranir Badaró
Projeto se destaca por promover a aproximação entre os alunos e o ambiente escolar
As bandas escolares que vão participar do desfile cívico-militar dos 200 anos da criação da Vila de Macaé ensaiam para o desfile cívico-militar, marcado para às 10 horas de segunda-feira (29), na Avenida Elias Agostinho, no bairro de Imbetiba. A concentração será às 8h30min também no mesmo bairro, na Avenida Agenor Caldas.
Participarão da programação as corporações musicais das unidades municipais Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Carolina Curvello Benjamin, Elza Ibrahim e Oscar Cordeiro. A banda de percussão da Escola Gonçalves Pimentel é uma das que está empenhada em fazer bonito. Os estudantes que fazem parte da banda e coreografia, Fabiele da Silva Santos e Júlia Azevedo estão animados. Os ensaios seguem na unidade até sábado (27), das 9h às 12h, na sede da escola que fica no Miramar.
- Este será um momento marcante para a cidade e para a escola. Nossa banda é nova e queremos mostrar o nosso talento e o que podemos fazer pelas artes no município - disse a aluna Fabiele.
A instrutora de banda, Diana Oliveira, comentou que esta programação será especial não apenas para o município, mas para estudantes e profissionais da escola.
- A intenção é despertar o interesse nos jovens para participar de bandas de percussão - disse a instrutora.
Para o desfile, a apresentação da banda do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel contará com adereços, atividade especial diante do palanque e musicalidade jovem, que segundo os coordenadores Diana Oliveira e Adriano Leite, prometem agitar o público.
Também vão fazer parte do desfile as corporações musicais das unidades municipais Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Carolina Curvello Benjamin, Elza Ibrahim e Oscar Cordeiro. As bandas musicais Corporação Luiz Reid, Veteranos de Macaé e Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores vão participar. Na lista também estão as bandas musicais Corporação Luiz Reid, e Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores.
O desfile cívico contará com cerca de dois mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio, além de professores. Na lista também estão estudantes da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes e do Colégio de Aplicação (CAp).
Bandas - As bandas ensaiam nas dependências das unidades municipais com equipamentos oferecidos pela rede municipal de ensino. Para fazer parte das bandas de tambores e percussão, os alunos devem frequentar regularmente as aulas.
Outro objetivo é promover o desenvolvimento social e cultural do estudante e o fortalecimento do senso estético, da percepção sonora e espacial, além da coordenação motora e capacidade inventiva. Para o Governo Municipal, o projeto se destaca por promover a aproximação entre os alunos e o ambiente escolar.
Através da formação das bandas escolares e preparação dos alunos-músicos, a intenção da rede municipal de ensino é reforçar o apoio e a valorização de projetos que destacam talentos e habilidades.