Foto: Juranir Badaró
Desfile cívico-militar teve como tema “Nossa gente, nossa história, nosso patrimônio”
Um público de cerca de 8 mil pessoas prestigiou o desfile cívico-militar dos 200 anos de Macaé. A programação realizada na Avenida Elias Agostinho, Imbetiba contou com a participação de cerca de dois mil alunos. A concentração aconteceu às 8h30, na Avenida Agenor Caldas, no mesmo bairro.
Com o tema “Nossa gente, nossa história, nosso patrimônio”, o desfile que foi aberto pela revista da tropa, acompanhada pelo prefeito Dr. Aluízio e pelo comando do Forte Marechal Hermes, recebeu aplausos de crianças e adultos, que tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre a história de Macaé. Bastante aplaudido, o prefeito afirmou que a “ a história da cidade se descobre através da cultura e valor de sua gente. Este é um momento histórico”, enfatizou.
Com concepção artística, que traduziu os momentos Macaé Colonial, Macaé Imperial e Macaé República, a programação emocionou moradores de Macaé. Uma delas é a guarda-sênior, Célia Maria Franco, de 69 anos. “ Estou há 30 anos em Macaé e me apaixonei pelo município. Sou macaense de coração e tenho muito orgulho de criar meus três filhos nesta terra”, falou.
Já a caixa de supermercado, Eliana Silva, afirmou que nunca viu um desfile tão bonito. “ Meu filho faz parte do projeto 'Nova Vida'. Sou muito grata pela cidade e pelas oportunidades que minha família conquistou. Saber mais sobre a história de Macaé também foi muito importante”, contou.
A realização do desfile Macaé 200 anos atendeu à necessidade de fomento das políticas públicas de incentivo às iniciativas culturais e educativas. Já no aspecto sociocultural destacou a participação e revitalização das bandas escolares, código cultural que integra alunos, instrutores e coreógrafos.
O desfile foi contagiado pela apresentação de quinze pelotões que fizeram parte da programação: “A natureza e os viajantes”; “A paisagem e os nativos”; “Os sete capitães”; “Os jesuítas e os padres seculares”; “O colonizador”; “D. João VI e a ata de criação de vila”; “A descrição da vila no olhar de Saint Hilaire”; “A visita de Darwin e a herança cultural africana”, “A imigração suíça”; “A vida política e administrativa e a criação da prefeitura”; “Washington Luiz e a chegada da luz elétrica”; “A Macaé pintada por Seth”; “Especial de homenagem” e “A diversidade contemporânea”. Um momento que entusiasmou o público durante o desfile foi a apresentação de um mosaico em homenagem aos 200 anos.
A intenção foi aliar o conhecimento à arte, fortalecer vínculos necessários ao exercício da cidadania e envolver a população diante da apresentação do panorama histórico do município. Para isso, no evento, foram apresentadas bandeiras de diferentes estados e países, com os quais Macaé tem vínculos socioeconômicos e culturais. Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, este desfile marcou a história do município. “É maravilhoso saber que toda a comunidade está imbuída na valorização da cidade e no conhecimento de sua história. Estou muito feliz”, ressaltou.
Durante o evento participaram profissionais do ensino municipal e estudantes da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes e do Colégio Aplicação (CAp). Para maior segurança e conforto dos alunos da Educação Infantil, foi reservado um espaço especial com direito a bolas, kits, lanche e água. Cada escola de Educação Infantil foi representada por duas crianças que estavam acompanhadas pelos pais e dez professores do segmento. Também houve área especial para pessoas com deficiência.
Para contagiar o público o desfile contou com a participação das corporações musicais das unidades municipais Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Carolina Curvello Benjamin, Elza Ibrahim, Oscar Cordeiro e Ancyra Gonçalves Pimentel. Também fizeram parte do desfile as bandas Corporação Luiz Reid, Veteranos de Macaé e Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores.
Esbanjando talento, músicos e coreógrafos se destacaram ao cantar, tocar e dançar o hino do município e canções de artistas consagrados. Para a mãe da pequena aluna da Escola Municipal de Educação Infantil Iracy Pinheiro Marques, Ana Clara Lima, de cinco anos, foi maravilhoso o desfile. “ Gostei muito do tratamento dirigido às crianças e da beleza e comprometimento do trabalho das escolas. Este desfile ficará na história”, disse a professora Ana Paula Lima.
Participações - O desfile também contou com as corporações do Forte Marechal Hermes, 9° Grupamento de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal, Guarda Sênior, Defesa Civil e Marinha do Brasil. Também se apresentaram o time do Macaé Basquete, Coordenadoria da Terceira Idade, Asilo Casa do Idoso, Associação Macaense de Apoio aos Cegos (Amac), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Grupo de Escoteiros, Instituto Politécnico de Ensino, Lions Clube de Macaé, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Moto Clube e Projeto Nova Vida. O último pelotão foi dos representantes da secretaria de Educação, que tiveram a oportunidade de cantar o hino de Macaé e o tradicional “ Parabéns pra você”.
Para a realização do desfile, historiadores e outros profissionais do Sollar dos Mellos, com a participação de educadores da secretaria de Educação trabalharam na estruturação dos conteúdos, que farão parte de um livro , que será utilizado nas escolas municipais.