logo

Desfile do Curso de Cabeleireiro: prática, integração e comemoração

06/11/2007 16:10:47 - Jornalista: Equipe Secom

Incentivar, testar conhecimento e integrar. Estas são as tônicas do primeiro desfile do Curso de Cabeleireiro, que acontece nesta quarta-feira (07), às 15 h, na Incubadora de Cooperativas, na Ajuda. A Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher (Sedim), vinculada à Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (SEMDSH), promove este curso gratuitamente desde junho para 40 alunas, com o intuito de geração de renda, trabalho e cidadania para o público feminino.

Neste desfile, as mulheres terão a oportunidade de testar o seu aprendizado. Cada aluna vai ser responsável por levar e transformar uma modelo com conhecimentos adquiridos durante o curso. Elas serão avaliadas pelo cabeleireiro e professor, Cido Coutinho, pela secretária Executiva dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza, pela coordenadora de Políticas Comunitárias da Sedim, Kátia Valenty, pela assessora da Sedim, Rosaly Chaloub, pelo secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, e pela jornalista e assessora administrativa da SEMDSH, Susane Machado.

A secretária Executiva dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza, esclarece que o curso é semestral e que o término será em dezembro. Para receberem o certificado de conclusão do curso, as alunas vão fazer uma prova escrita e prática no final do ano. “Neste evento elas terão a chance de mostrar o que aprenderam, de sentirem-se mais seguras no que sabem fazer, ou seja, será uma prévia da avaliação que as futuras cabeleireiras terão em dezembro”, explica Vânia.

Vânia conta ainda que no final do desfile, haverá uma confraternização entre as alunas e suas manequins. Cada uma delas levará um prato de salgado ou doce e um refrigerante. “Será um momento de integração e de comemoração entre todas elas”, afirma a secretária.

O curso

O Curso de Cabeleireiro acontece na Incubadora de Cooperativas, toda quarta-feira, em dois turnos: das 9h às 12h e das 14h às 17h. Nele as alunas têm aulas práticas e teóricas sobre técnicas de corte, pintura, balaiagem, luzes e escova progressiva à base de chocolate.

O professor e cabeleireiro do curso, Cido Coutinho, diz ser gratificante proporcionar uma oportunidade de inserção do mercado de trabalho para pessoas carentes, além de contribuir para melhoria na auto-estima das mulheres.

Quem desejar inscrever-se para as turmas que serão formadas no início do ano que vem, deve fazer as inscrições na sede da secretaria, que fica na Rua da Igualdade, 890, no bairro da Imbetiba ou na agência do Macaé Facilita, na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, Barra de Macaé.