Dez colégios recebem ‘Selo Escola Amiga da Ciência’

27/11/2015 14:41:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Rui Porto Filho

Evento lotou auditório do Instituo Macaé de Ciência & Tecnologia (IMCT)

Estudantes que elaboraram os melhores trabalhos de ciência dos dez colégios que participaram do projeto ‘Feira de Ciência das Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio de Macaé’ receberam, na tarde de quinta-feira (26), tablets e certificados. Seus professores orientadores, os representantes das instituições parceiras para a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Macaé (SNCT) e os membros da Comissão Avaliadora da Feira de Ciência também foram homenageados. O evento, com o auditório do Instituo Macaé de Ciência & Tecnologia (IMCT) lotado, foi o primeiro para entrega do ‘Selo Escola Amiga da Ciência’ que tem como objetivo o estímulo à curiosidade científica e o incentivo à pesquisa na Educação Básica.

Não apenas premiar as boas práticas de pesquisa e de ensino de ciência na rede pública foi o objetivo do IMCT, nessa tarde. Outra proposta consiste em abrir as portas do instituto aos estudantes, aos pesquisadores, aos empreendedores inovadores e a toda a sociedade para que se apropriem do espaço. Desde junho, quando passou a vigorar a última reforma administrativa da prefeitura (Lei 238/20215), com a extinção da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, o antigo Instituo Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) foi substituído pelo IMCT, com as atribuições da anterior subsecretaria. Entre as principais delas estão: a implementação das políticas públicas da área, voltadas para a popularização da ciência e para o fomento à pesquisa e à inovação e, portanto, pela condução do projeto do Parque Científico e Tecnológico.

- O projeto do Parque Científico e Tecnológico está em andamento no IMCT, onde já ocorreu a seleção de empresas por meio de edital. O próximo passo a caminho do parque será a inauguração, no mês que vem, nesta sede, da Incubadora de Empreendimentos Inovadores de Macaé. Vocês também fazem parte desse processo. Trabalhamos na base do sistema para o desenvolvimento de uma cultura do conhecimento. Vocês que estão em uma feira de ciência estão sendo cientistas em um determinado nível, porque estão vivendo o mundo com a possibilidade de experimentá-lo e testá-lo - disse o presidente do IMCT, Joelson Tavares, aos estudantes.

As unidades de ensino contempladas com o ‘Selo Escola Amiga da Ciência’ foram: o Colégio Estadual Matias Neto, o Colégio Estadual Rachel Reid Pereira de Souza, o Colégio Municipal Raul Veiga, o Irene Meirelles, o Colégio Estadual Dr. Télio Barreto, Colégio Estadual Luís Reid, Colégio Estadual Ciep 393 Aroeira Pref. Carlos Emir Mussi, Colégio Estadual Pedro Adami, Colégio de Aplicação da Funemac/Macaé. O Instituto Federal Fluminense (IFF) também está inscrito no edital, porém ainda não realizou sua feira de ciência em virtude de greve.

Os três melhores trabalhos de cada unidade de ensino foram apresentados, no dia 22 de outubro, na Praça Veríssimo de Mello, durante a SNCT (19 a 22/11). Os estudantes tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas do público sobre suas pesquisas e conhecer os projetos dos outros colégios. Todos esses alunos receberam certificado de participação.

Os trabalhos premiados em primeiro lugar, por escola, e que receberam três tabelts, segundo edital, foram: ‘Bio Rock - Recifes artificiais’, ‘Composição e decomposição da luz’, ‘Aterro Sanitário de Nova Iguaçu’, ‘ROV - Veículo Operado Remotamente’, ‘Bobina de Tesla’, ‘Moinho de Água’, ‘Dessalinizador de Água Alternativo’, ‘Câmera escura e máquina fotográfica’, ‘A alimentação em Córrego do Ouro’ e ‘Energia de Emergência’.

“Temos visto os trabalhos melhorando a cada ano e, no decorrer do tempo, vamos colher os frutos e ver esses meninos e meninas colaborando para o desenvolvimento de nosso país”, enfatizou o coordenador do projeto, João Carlos Sant’Anna.

Políticas Públicas - Além de professores e gestores da rede pública, os convidados da rede particular e parceiro da SNCT ressaltaram esta iniciativa como uma importante e ímpar oportunidade na região para troca de conhecimento científico na Educação Básica, sendo a partilha fundamental para o estímulo às atividades escolares e para o surgimento de novas ideias. Esse projeto passou a integrar a política pública da área, através da Lei Municipal 4.118/15, que cria a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia.

Mais um motivo para comemorar é que neste ano o município obteve o reconhecimento do governo federal, ganhando um prêmio, por edital, e a coordenação regional Norte e Noroeste Fluminense da SNCT (dez municípios), até 2016, através do IMCT.

Trabalho em rede - Durante a cerimônia os gestores do Instituto divulgaram que a cada ano a instituição agrega mais parceiros e alguns procuraram o IMCT espontaneamente.

Também houve entrega de certificados de participação na SNCT 2015 à Secretaria de Educaçãoestando presentes a subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Rodrigues, e a Coordenadora de Ciências, Martinha Machado. Outros foram entregues à Faculdade Municipal Prof. Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), UFRJ, IFF, INSG/Castelo, Centro Vocacional Tecnológico (CVT), Associação Macaense de Deficientes Auditivos (Amada/Macaé), Espaço Conhecer - Energia e Meteorologia (Ecem); Escola Sesi, Colégio Exame e Vestibular e à empresa Oceaneering.


Fotos Relacionadas