Foto: Maurício Porão
O trabalho de recolhimento de animais acontece em dias e horários alternados
Numa ronda de rotina na manhã desta quarta-feira (25), a equipe de agentes do Centro de Controle de Zoonoses de Macaé apreendeu 16 animais de grande porte. No mês de janeiro não houve apreensão e em fevereiro foram capturados 22, totalizando 38 animais em 2015.
Segundo o coordenador do CCZ, Ramon Bouças, este número representa 21,7 % do total de apreensões do ano de 2014, que foi de 175 animais. “No ano passado verificamos que houve uma redução no número de captura de animais soltos em vias públicas de 30% com relação a 2013. Precisamos da compreensão e a conscientização da população para que não deixe animais soltos nas ruas, evitando assim riscos e prejuízos à comunidade em geral”, frisou.
Os animais apreendidos nesta quarta foram encaminhados para o Curral Associado de Itambi, no município de Itaboraí. De acordo com o administrador do curral, Paulo César Ferreira, os animais passam pela avaliação dos veterinários e fazem exame de sangue para verificar a presença de anemia infecciosa.
Os proprietários podem retirar os animais mediante pagamento de diária no valor de R$ 30 e multa de R$ 150. Os animais não recuperados são encaminhados para leilão. Na ronda desta quarta-feira foram capturados dez equinos na Linha Azul e seis em uma estrada próxima à Rodovia Norte-Sul.
A população deve colaborar com o CCZ denunciando a existência de animais soltos pelas vias públicas como cavalos, vacas e bois, por meio dos telefones (22) 2772-6461 ou 2796-1186. O trabalho de recolhimento de animais acontece em dias e horários alternados.