logo

Dia D contra o Aedes envolverá poder público e população

29/03/2016 10:18:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Objetivo é criar hábito da dedicação semanal de 10 minutos para eliminação de criadouros

Você sabia que é possível gastar apenas 10 minutos de seu dia, para lutar contra o Aedes aegypti? A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, promove, na próxima quarta-feira (30), o Dia D de Combate ao Mosquito, dentro do projeto "10 Minutos Contra o Aedes aegyti". O evento visa promover a sensibilização e conscientização da população sobre a necessidade de fazer uma faxina geral em casa, na escola ou no local de trabalho. Neste dia também haverá um abraço ao Parque da Cidade, com ações de limpeza e tratamento do local.

Toda população está convidada a participar da programação. A partir das 10h, todos deverão fazer uma vistoria para eliminar os criadouros do mosquito. As inspeções também serão realizadas em todos os órgãos municipais. "É importante que cada um faça sua parte e fiscalize o ambiente de trabalho para não deixar que nada possa servir de criadouro para o Aedes aegypti", frisou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dalcin.

A mobilização é um reforço na luta contra o mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zika no município. Para o secretário de Saúde, Pedro Reis, a população precisa continuar mobilizada, procurando manter seu espaço limpo e os reservatórios de água fechados. "As doenças podem acometer qualquer pessoa, a parceria com a população é fundamental para fortalecer as ações de governo", explicou o secretário.

Mosquito - Segundo o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o projeto 10 Minutos Contra o Aedes aegyti é inspirado em uma estratégia de controle do mosquito adotada em Cingapura, que foi capaz de interromper o pico de epidemia no país com ações semanais da população dentro de suas residências, de apenas 10 minutos, para limpeza dos principais criadouros do Aedes.

O mosquito transmissor da dengue vive e se reproduz dentro das casas. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão das doenças.

10 minutos - As ações devem se concentrar na verificação dos possíveis focos de reprodução do mosquito. Os especialistas do IOC chamam atenção para 13 possíveis locais onde o mosquito pode depositar seus ovos e iniciar um novo ciclo de desenvolvimento. Todos os locais a serem checados podem acumular água limpa e parada, ambiente ideal para a reprodução do mosquito.

São eles: caixas d'água ou cisternas, calhas, filtros de água, ralos, pneus velhos, bandeja de ar condicionado, bandeja de geladeira, vasos de planta, vaso sanitário, baldes e garrafas, lonas sobre objetos ou toldos e piscinas.