Foto: Moisés Bruno
Pais aproveitam para levar crianças para vacina
O D de vacinação contra a Covid-19, promovido neste sábado (2 de abril) movimentou os sete polos que funcionaram em diferentes pontos da cidade. A imunização foi destinada à crianças de 5 a 11 anos (1ª e 2ª Doses), além do público geral a partir de 18 anos e gestantes que já completaram 4 meses após a 2ª Dose (Dose de Reforço) e imunossuprimidos a partir de 12 anos que já completaram 4 meses da Dose Adicional (Dose de Reforço). Os idosos a partir de 80 anos que já completaram 4 meses da 1ª Dose de Reforço, também puderam receber a Dose de Reforço (4ª Dose). O polo do Shopping Plaza Macaé foi apenas para o público que pôde receber a 1ª e 2ª Doses de Reforço. A recomendação é não esquecer cartão da vacina, carteira de identidade e CPF de quem for imunizado.
A campanha envolve equipes formadas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, voluntários da Cruz Vermelha, estagiários de Enfermagem e agentes comunitários de saúde.A programação foi considerada uma oportunidade para aqueles que trabalham e não têm tempo no decorrer da semana e os que ainda por algum motivo de saúde não tomaram a primeira dose ou o reforço. Mesmo com a Casa da Vacina funcionando durante as duas últimas semanas em horário estendido (8h às 20h), muitos pais que trabalham viram neste sábado (2) a chance de imunizar os filhos em um dia de folga.
Muitas das crianças encararam a vacina sem choro e medo. No Centro de Especialidades Dona Alba, país e filhos estavam ansiosos o momento de receber a imunização.É o caso de Maria Clara Rosa Fialho, de 9 anos. “Eu não choro, gosto de tomar vacina, pois sei que é importante” conta a estudante acompanhada da mãe Elisa Rosa. Também com 9 anos, Eduardo Santiago não somente foi corajoso ao ver a agulha, mas fez questão de posar para fotos. “Vim com minha mãe, queremos Covid, não”, contou.
Já Raquel Pessanha levou o filho de quatro anos, Arthur Pessanha Valadão para a primeira dose. “É muito importante este “Dia D”, e no dia de sábado foi melhor ainda. A proteção dos nossos pequenos deve estar em primeiro lugar”, comentou.De acordo com a Coordenação de Imunização, a campanha envolve equipes formadas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, voluntários da Cruz Vermelha, estagiários de Enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Além do “Dona Alba”, a programação foi realizada nos seguintes polos espalhados em bairros e região serrana; Barra de Macaé, Aroeira, Córrego do Ouro, Trapiche e Shopping Plaza Macaé.Acompanhe o calendário de vacinação contra a Covid-19 nas redes sociais e site oficial da prefeitura.