Foto: Ana Chaffin e Divulgação
Houve ações no Lagomar, Parque Aeroporto, Aroeira, Centro e em Córrego do Ouro (Região Serrana)
A Prefeitura, por meio de uma ação integrada com a Gerência em Vigilância Ambiental, em Saúde e Secretaria de Atenção Básica, realizou na manhã deste sábado (14), o Dia D Nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti e arboviroses, responsável em transmitir a dengue, zika, chikungunya e febre do oropouche.
O gerente de Vigilância Ambiental em Saúde, Luan Campos, conta que as ações de conscientização foram realizadas no Lagomar, Aroeira, Parque Aeroporto, Centro e em Córrego do Ouro (Região Serrana).
Ele explica que no Lagomar, os agentes de combates a endemias, realizaram visitas domiciliares, entregaram folhetos explicativos, alertando sobre a importância de vistoriar seus quintais pelo menos 10 minutos por dia.
“O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), apontou que o bairro do Lagomar está em alerta, e por esse motivo, nossos agentes estão em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que é o local onde recebe as notificações das doenças causadas pelo Aedes”, explicou.
De acordo com Luan, 52% dos focos do mosquito estão em depósitos que ficam no chão, para armazenamento de água.
“Muitos depósitos não estão tapados devidamente e não recebem a limpeza adequada, fazendo com que se transformem em focos do mosquito”, acrescentou.
Ele ressaltou ainda que o município tem se antecipado e realizado ações de conscientização, como no dia D municipal de combate ao Aedes aegypti, no dia 30 de novembro.
Luan informou ainda que além do bairro Lagomar, outros bairros como, Parque Aeroporto, Novos Malvinas e Córrego do Ouro, apresentaram casos da doença. “O município registrou este ano cinco mil casos da doença. Todos devem fazer a sua parte e procurar não acumular água, vasos de plantas com água, enfim verificar possíveis criadouros. Nós estamos trabalhando de forma integrada para conscientizar toda a população”, concluiu.
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o Whatsapp Aedes (22) 2772-6461.