Exposição, palestra, poesia, desfile, oficina, samba de roda, samba duro, capoeira makulelê e exibição de vídeos integram a programação comemorativa do Dia da Cultura, 5 de novembro, segunda-feira. Este ano a data será celebrada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Macaé de Cultura com enfoque à cultura negra. Isso porque, também neste mês, dia 20, é festejado o Dia da Consciência Negra. Os eventos acontecerão dos dias 5 a 20, em diversos pontos da cidade.
“Pretendemos que o debate sobre cultura negra não seja pontual. Buscamos um discurso inter-cultural e que atinja todas as vertentes”, explica a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria. A abertura das comemorações acontece na segunda-feira (5) com exposição sobre a religiosidade africana, a partir das 18h, na Galeria de Arte Hindemburgo Olive, com apoio de uma casa de artigos de umbanda e candomblé, e ainda, palestra, às 20h, com o tema Consciência Negra.
Foram convidados o compositor e cantor de samba, Luiz Carlos da Vila, uma doutora em Africanidade e um mestre em Africanidade. Na terça-feira (6), o evento quinzenal de poesia, “Palavra Expressa”, no Café do Teatro Municipal de Macaé, abordará o tema “Africanidade”. O evento começará às 14h com apresentação do grupo de capoeira do mestre Kiko, na Praça das Artes, em frente ao teatro. Às 18h, haverá palestra com a professora e escritora Iêda Moraes, seguida de recital de poesias de diversos autores que tratam do tema.
Mulheres negras de Macaé se apresentarão às 17h da quarta-feira (7), no Corredor Cultural da fundação no Desfile Beleza Negra. Na quinta-feira (8), as atividades acontecerão na Praça Veríssimo de Mello, no Centro da Cidade, às 18h, com Demonstração de Penteados Africanos. Também na praça, às 14h de sábado (10), haverá oficina Abayomi e Jongo da Serrinha, com o apoio da Associação de Capoeira Raízes de Aruanda, de Mestre Dengo.
De 12 a 16, na Galeria de Arte Hindemburgo Olive, de 8h às 19h, estará a exposição “Mulheres Negras do Brasil - Um resgate de parte da nossa história que não pode mais passar em branco”, da Petrobras em associação com a Rede de Desenvolvimento Humano- REDEH.
No feriado, dia 15, a partir das 19h, a “Noite da Liberdade Sem Preconceito!”, na Quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Aroeira terá samba de roda, samba duro, jongo, capoeira, makulelê, recital de poesias e exibição de vídeos. A “Noite da Liberdade Sem Preconceito!” também acontecerá na Sede da Associação de Capoeira Raízes de Aruanda, às 19h, no Dia da Consciência Negra (20), com distribuição de material pedagógico. Ainda no dia 20, haverá exibição de filmes sobre o tema no Teatro Municipal de Macaé.