logo

Dia da Música será festejado no Teatro Municipal

21/11/2007 15:50:09 - Jornalista: Andréa Lisboa

Nesta quinta-feira (22), em que é comemorado o Dia da Música e de Santa Cecília, padroeira da música e dos músicos, a Escola de Artes Municipal Maria José Guedes, da Fundação Macaé de Cultura, por meio dos alunos e professores do Conservatório Macaé de Música, festejará a data com apresentações no Teatro Municipal de Macaé, a partir da 19 horas, com entrada franca.

Alunos da disciplina “Prática de Conjunto”, que integra os dois últimos dos quatro níveis dos cursos de música, interpretarão canções de variados ritmos e estilos. O evento faz parte do calendário pedagógico da escola de artes e complementa as apresentações de finais de semestres dos alunos.

Segundo o diretor da escola, Bruno Py, a mostra do resultado dos estudos dos alunos à comunidade é a culminância do processo de aprendizagem. “É uma grande oportunidade”, ressalta o diretor, que cogitou a participação especial de alunos do curso de piano e de professores do conservatório. Já está confirmada a participação de Hélio Rodrigues, no trombone. “O exercício de palco é fundamental”, completou o coordenador do Conservatório Macaé de Música, Lúcio Duval.

Duval espera um bom público, como na primeira edição do evento, em 2005, e convida, além de pais e amigos dos alunos, os amantes da boa música. Os grupos são formados por diversos instrumentos: trombone, trompete, clarinete, violino, sax-alto e tenor, contrabaixo, trombone, guitarra, bateria, flautas, violão e bandolim, além de vocal.

Os alunos do professor André Ciraudo interpretarão “Água de Beber”, de Tom Jobim, e “Bananeira”, de João Donato e Gilberto Gil. Os alunos da professora Thaís Lopes apresentarão “Panis Angélicos”, de César Franck, “Sonata in ré maior”, de J.J.Quantz e “Bachianas Brasileiras nº 5”, de Vila Lobos.

Os alunos de Gabriel Santiago apresentarão: “Partido Alto”, de José Roberto Bertrami, “Preta-Porter de Tafetá”, de João Bosco e Adir Blanc, “Aos Nossos Filhos”, de Ivan Lins e Vitor Martins e “Brejo da Cruz”, de Chico Buarque. O grupo do professor Rubens Almeida fará: Na Glória, de Raul de Barros, Vibrações, de Jacob do Bandolim, e Chimarrão, de Maurício Carrilho.