Dia da Saúde Mental alerta importância da discussão sobre assunto

09/10/2013 15:41:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Macaé está alinhada com as políticas propostas pelo Ministério da Saúde para a área

A abertura do primeiro fórum “Desafios da Reforma Psiquiátrica e Clínica Ampliada” foi realizada na manhã desta quarta-feira (9), no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária. O evento é para lembrar o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado nesta quinta-feira (10), e tem como objetivo também ampliar as discussões sobre o assunto e elaborar o “Pacto da Saúde Mental”.

De acordo com informações da gerente do Programa de Saúde Mental do município, Mônica Gomes de Andrade, Macaé está alinhada com as políticas propostas pelo Ministério da Saúde para a área. Ela informou que há dois meses a equipe esteve em um evento em Brasília e pode constatar que o programa em Macaé está bem estruturado se comparado a outras cidades do país.

- Agradeço a todos os integrantes da Saúde Mental que contribuíram para a realização desse evento. Vamos ter tempo para discutir o tema por meio dos grupos de trabalhos e também na formatação do 'Pacto da Saúde Mental' para o município - ressaltou.

O secretário de Saúde, Flávio Antunes, pontuou a importância da realização do fórum, para que possa proporcionar bem estar para as famílias.

- Temos que dar condições de trabalho para que os profissionais trabalhem bem e possam proporcionar felicidade das pessoas e cuidar da saúde mental de sua população. Temos a consciência de que temos muitos pontos para ajustar, mas, o nosso intuito é humanizar qualquer relação - pontuou.

O vice-prefeito de Macaé, Danilo Funke, esteve presente na abertura do evento e destacou também a ampla discussão sobre o tema, para que Macaé possa buscar melhores soluções para a área.

- Vocês são militantes na causa e estamos abertos a diálogos para debater o assunto. Defendo discussões que tenham caráter deliberativo para que possam resultar em apontamentos para elaboração de políticas públicas na área da saúde mental para o município - destacou.

Novos desafios da reforma psiquiátrica

No período da manhã, o fórum “Desafios da Reforma Psiquiátrica e Clínica Ampliada” contou com a apresentação de palestras de especialistas na área. A primeira foi “Novos Desafios da Reforma Psiquiátrica”, ministrada pela médica, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Erotildes Leal, que destacou a importância da aproximação da rede e universidade.

Na sua apresentação, a médica informou que a Reforma Psiquiátrica teve início em 1978 e agora, de acordo com ela, o desafio para os profissionais é a necessidade de consolidar o novo modelo proposto.

- Temos dois eixos para discussão: planejamento, programação e avaliação da política de saúde mental e clínica da atenção psicossocial. Nós precisamos ter resolutividade e acessibilidade - destacou.

O evento contou ainda com a participação das palestras dos especialistas em Saúde Mental, Walcyr Oliveira e Gina Ferreira. Já no período da tarde, os profissionais e estudantes participaram de Grupos de Trabalhos (Gts) e ainda da formatação do “Pacto da Saúde Mental”, para o município.

Onde buscar atendimento:

Programa de Saúde Mental

Núcleo de Saúde Mental/Consultório na Rua/Saúde Mental na Atenção Básica

Rua das Laranjeiras, s nº, Centro

Tel: (22) 2759-9410



Caps Betinho

Rua Visconde de Quissamã, nº 482, Centro

Tel: (22) 2796-1374



Caps Porto

Rua Velho Campos, nº 1038, Centro

Tel: (22) 2796-1295



Capsi ( para crianças e adolescentes)

Rua Francisco Portela, nº 239, Centro

Tel: 2796-1352