Faltando poucos dias para o Dia Mundial das Águas, comemorado neste sábado (22), cerca de 25 coordenadores, diretores e professores das escolas da rede pública de ensino participaram esta semana da primeira etapa do projeto de educação ambiental "Dia de Conscientização do Pontal", no auditório do Sindipetro. A atividade faz parte do programa Conhecer para Preservar da prefeitura e vai até junho.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, o objetivo do evento é ampliar a discussão sobre o tema água e lixo, além de contribuir no processo de conscientização da população ribeirinha. Comemorando este ano a sua décima edição, o Dia de Conscientização do Pontal está sendo promovido também pelas secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Educação, Agenda 21e Petrobras.
No encontro desta semana, o secretário Emery agradeceu a participação da comunidade escolar e ressaltou a preocupação de todos com a melhoria da qualidade ambiental. "Nossa expectativa é que as novas gerações sejam formadas no princípio da transversalidade - parâmetros curriculares que incluem ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e orientação sexual. Nosso caminho é a educação ambiental para garantirmos que no futuro a gente tenha de fato profissionais conscientes", apontou.
O coordenador do projeto, Paulo Sérgio Barcelos, explicou aos participantes os critérios de participação e como será a programação do Dia de Conscientização do Pontal. Além do tradicional concurso para a eleição do melhor desenho que ilustre o "XI Dia de Conscientização – 2009", haverão atividades voltadas para manifestações culturais como música, teatro e dança. Estão previstos também a produção de uma história em quadrinhos envolvendo "Barrinha e sua turma" e uma gincana ambiental.
- Acreditamos que o X Dia de Conscientização do Pontal é um evento de extrema importância para ampliarmos as discussões sobre as diversas problemáticas ambientais do município e dessa forma buscar soluções para as mesmas, disse Barcelos.
Na opinião da professora Márcia Oliveira, coordenadora pedagógica do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, a iniciativa permite que o aluno tome consciência dos problemas sócio-ambientais vivenciados em sua comunidade. "Os alunos do Ancyra Pimentel ao participarem do projeto passam a ter consciência dos problemas ambientais vivenciados em seus bairros e de que maneira eles podem atuar para minimizá-los", acentuou.
Os participantes ouviram também explanação do presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Macaé e das Ostras, Danilo Maltez, sobre o funcionamento do órgão ao gerenciar os recursos hídricos da região e a exposição de Alba Corral, coordenadora da Secretaria Executiva da Agenda 21 sobre a conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos recomendados pela Agenda 21 Global. "Desejamos que o Dia do Pontal seja um dos caminhos para a sustentabilidade, pois temos que dizer para as futuras gerações que Macaé tem jeito", assinalou.
Também são parceiros do Dia de Conscientização do Pontal as secretarias de Pesca, Comunicação Social, Serviços Públicos, Trabalho e Renda, Saúde, além do Núcleo de Pesquisas Ecológicas (Nupem), Macaé Cidadão, Escola de Pescadores, Empresa Municipal de Habitação, Saneamento e Águas (Emhusa), Fundação Macaé de Cultura, Sindipetro, AABB, Federação das Associações de Moradores de Macaé (Famma), Lions Clube Imbetiba, Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e das Ostras, Colônia de Pescadores e Iate Clube.
*Foto de arquivo