O Dia de Luta Antimanicomial será lembrado no município na próxima terça-feira (20), às 14h, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Betinho, com várias atividades. Entre elas um debate e café de confraternização. O objetivo é celebrar a consolidação da reforma psiquiátrica em Macaé e no Brasil, alinhado aos princípios do SUS, dos Direitos Humanos e da política nacional de saúde mental, privilegiando o atendimento ao portador de sofrimento psíquico em dispositivos comunitários, abertos e nos espaços de ampla convivência.
De acordo com informações do Gerente do Programa de Saúde Mental, Júlio Pereira, na ocasião será realizada uma assembleia com a participação,dos usuários, familiares, profissionais e quem tiver interesse sobre o assunto. "Vamos discutir o novo modelo de atenção psicossocial e os desafios da reforma psiquiátrica", explicou.
Ele acrescenta ainda que o evento está sendo organizado pelo Programa de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde e Associação de Parentes, Amigos e Usuários da Saúde Mental de Macaé (Aspas).
O gerente do Programa de Saúde Mental disse ainda que um dos desafios da reforma psquiátrica é a criação de permanentes espaços de diálogo e construção para os usuários de saúde mental, assim como familiares, exercerem sua capacidade de construir as políticas públicas de saúde mental na cidade.
- Um outro objetivo é oferecer a oportunidade de tornar possível a coexistência da loucura com a sociedade, desconstruindo os mitos que fomentam as práticas de violência e segregação, que fundamentam o estigma da loucura -, ressalta.
Podem participar do evento todos que possuam interesse em discutir as políticas públicas de saúde mental e que também entenderem a lógica de funcionamento dos dispositivos assistenciais baseados na reforma psiquiátrica.
O programa de saúde mental conta, atualmente, com nove dispositivos assistenciais, cada um com seu perfil prioritário de atendimento, sendo eles; CAPS Betinho, CAPS Infantil, CAPS Álcool e Drogas, Núcleo de Saúde Mental, Saúde Mental na Atenção Básica, Espaços de Convivência, Equipe Técnica de Prevenção e Combate ao Tabagismo, Emergência Psiquiátrica e Comissão de Apoio à Desinstitucionalização (que compara a futura Residência Terapêutica). Para ter acesso ao atendimento basta procurar o Programa de Saúde Mental e passar por uma avaliação feita pelos especialistas.
Endereços:
CAPS Betinho- Rua Visconde de Quissamã, 482, Centro. Telefone: (22) 2796-1374;
Núcleo de Saúde Mental- Rua das Laranjeiras, S/N, Centro. Telefone: (22) 2759-9410.