logo

Dia de São Pedro foi comemorado na praça do Mercado de Peixes

30/06/2016 15:17:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Data foi marcada por apresentações de música e cordel

Dia 29 de junho é conhecido por ser o Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. Para comemorar a data, a Prefeitura de Macaé, por meio da Fundação Macaé de Cultura (FMC) e da Subsecretaria de Pesca, levou, na quarta-feira (29), para a Praça Jorge Marins, em frente ao Mercado de Peixes, música instrumental, samba de raízes e literatura de cordel.

O evento reuniu dezenas de pessoas atraídas pelo som do samba-choro e da salsa tocados pelo grupo de choro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). Os participantes apreciaram ainda, a literatura de cordel de Chico Pedrosa, em homenagem a São Pedro, declamada pelo ator e publicitário Helder Santana e um convidado especial - o grupo Samba da Vila, que se apresentou com samba de raiz dos anos 90.

As famílias presentes contaram com um ambiente aconchegante, boas acomodações, tendas de petiscos, iguarias de frutos do mar e aperitivos diversos. Maria de Fátima e Evaldo Abreu gostaram muito. “Estávamos passando por aqui e paramos porque nos sentimos atraídos pelo chorinho. O local é bom e as comidinhas deliciosas”. O casal Vivian e Leonardo Batista que estava acompanhado pela filha de 10 anos, estudante da Emart, disse que estava ali pela primeira vez e adorou. “Vimos a notícia na internet e resolvemos vir, pois é um estilo de música que nos atrai. O ambiente aqui é muito bom, pretendemos vir mais vezes”.

Na opinião do servidor público Rubem Dias (40 anos), o evento põe a cultura para além da extração do petróleo. “É um movimento interessante porque coloca Macaé não só no cenário do petróleo, mas num contexto turístico-cultural. Aliar o setor da pesca com música, gastronomia típica de Macaé e poesia vira sucesso de público”, avaliou.

Atrações musicais - No repertório do grupo de choro, formado por professores da Emart, teve músicas como “Cochabamba”, salsa colombiana; “Estamos aí” e “Partido Alto nº 2”, samba-choro brasileiros. O Samba da Vila, por sua vez, fez um show à parte homenageando sambistas renomados como Cartola, Bezerra da Silva, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Arlindo Cruz e outros, resgatando o Samba Raiz dos anos 90.