Foto: Rogério Peccioli
Materiais reutilizáveis foram transformados em vários objetos
O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) foi lembrado no Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé. Uma programação do Projeto Viva Teatro, da Fundação Macaé de Cultura, em parceria com o Projeto Cultura das Artes, da Ong Casa do Conhecimento, reuniu artesãs em uma aula de novas técnicas com materiais recicláveis na oficina “Criar para Transformar”.
De acordo com o produtor, Everest Damasceno, é a primeira vez que Macaé recebe essa semana das artes, que traz uma reflexão e aprendizado em diversos segmentos culturais para toda população.
- A arte tem que fazer parte da vida das pessoas, para que entendam melhor a cidade e o mundo, os debates já realizados no Teatro Municipal e as oficinas de teatro e artesanatos são um novo segmento que enriquece culturalmente os cidadãos, pois, aguçam a consciência do papel de cada um na sociedade -, afirmou Everest.
Com ajuda dos pincéis, tinta de tecido e cola líquida, os materiais reutilizáveis como CDs velhos, garrafa PET, caixas de pasta de dente e de leite, palitos de picolé e churrasco, entre outros itens são transformados em brincos, colares, bolsas, mascarás e enfeites decorativos. Embalados pelo clima da Copa do Mundo, os objetos foram inspirados na seleção brasileira, como bonecos e bandeiras na cor verde e amarela.
De maneira sustentável as alunas aprendem para repassar a outras pessoas, e geram renda uma vez que os artesanatos podem ser vendidos como lembrancinhas de aniversários e presentes.
A diretora da Colônia Z3, que faz parte da Associação Macaense de Culinária e Artesanato com Peixe Peruá, Ângela Escamas, esteve presente na oficina e frisou sobre a importância de aprender novas técnicas e passar adiante. “Estou há mais de quinze anos nesse ramo e esse projeto é um ponto positivo na nossa cidade. O encontro foi maravilhoso, principalmente pelo incentivo à reciclagem e geração de renda através do nosso dom. Fico satisfeita por passar isso adiante”.
Segundo a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico, Gisele Muniz, o museu de Macaé, está com as portas abertas para receber criação de arte e cultura.
- À medida que você abre a casa pra receber criação é cumprida a missão do Solar dos Mellos, que é estar aberto à produção de cultura, arte e valor. Quando recebemos pessoas com diversos talentos, nós dividimos o ambiente entre ensinar, exibir e partilhar as mais variadas artes do nosso município, que foi também o propósito do talentoso Cezar Mello, inspiração desse museu - afirmou Gisele.
A oficina foi comandada pela artista plástica A. Cássia, com longa experiência em projetos inovadores de arte-educação ela apresentou uma oficina cheia de variantes e, sobretudo, criativa.
* Com supervisão da equipe Secom