logo

Dia Internacional da Mulher: 150 anos na luta pelos seus direitos

08/03/2007 15:38:05 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Ações de cidadania e direito marcam as comemorações do oito de março, Dia Internacional da Mulher, em Macaé. A programação foi aberta pelas vozes dos alunos do coral da Escola Municipal Ciep Maringá, que além dos hinos Nacional e de Macaé entoaram canções em homenagens às mulheres.

O evento organizado, pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher, em parceria com diversas secretarias, intitulado “150 anos na Luta pelos seus Direitos” teve como foco principal a conscientização das mulheres pelos seus direitos. Na ocasião a primeira dama do município, Márcia Moraes parabenizou todos as mulheres, principalmente as que em seu trabalho lutam por uma sociedade melhor.

A coordenadora da Codim, Vânia Deveza, ressaltou que atualmente mais de 30% das mulheres do país são chefes de família. “Este é um dia de luta no combate a discriminação, a violência e o preconceito contra a mulher”, disse. Na oportunidade, Vânia revelou que uma das novidades para este ano será a realização no próximo mês da Conferência da Mulher.

A presidente da Coordenadoria da Terceira Idade, Margarida Mussi, acrescentou que a data também é um momento de comemorar as conquistas das mulheres nos últimos anos. Margarida participou durante todo dia das atividades realizadas na praça Washington Luiz.

Também participaram da solenidade de abertura os secretários de Educação, Milmar Pinheiro, Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, Saúde, Luiz da Penha, a vereadora Marilena Garcia e representantes da sociedade organizada.

Nos estandes, as mulheres receberam orientações jurídicas com a equipe de advogadas da Codim e informações sobre a Lei Maria da Penha, sancionada em setembro de 2006 em que pune com mais rigor os agressores domésticos. Também foram realizadas outras ações de cidadania emissão de documentos com retirada de fotografia, cadastramento para trabalho, retirada da primeira e segunda via de carteira de trabalho.

Já na área de saúde foram feitos atendimentos odontológico na unidade móvel Expresso Saúde, exames preventivos de câncer de mama, orientações sobre DST/AIDS, atenção à gestante e aleitamento materno, atenção às mulheres idosas, atenção às mulheres negras e apresentação do trabalho desenvolvido pelo Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo).

As artesãs macaenses também puderam expor e comercializar seus produtos.
Para descontrair as homenageadas do dia elas participaram das aulas de lambaeróbica e karatê, ministrada pelas professoras da Academia Samara Jardim. Já os professores da Escola de Dança Âmbar, fizeram uma apresentação de dança espanhola e do ventre.


O evento contou com a parceria das secretarias de Trabalho e Renda, Saúde, Governo, Educação, Assistência Social, as Fundações Municipais de Cultura e Hospitalar, Capo, Cetim e Academia Samara Jardim.