logo

Dia Internacional de Não-Violência contra a Mulher: reflexão e homenagem

26/11/2007 18:16:48 - Jornalista: Equipe Secom

Nesta segunda-feira (26), a Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher (Sedim), vinculada à Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (SEMDSH), comemorou o Dia Internacional de Não-Violência contra a Mulher (25) com o propósito de refletir, protestar e lutar, bem como homenagear com o Diploma Maria da Penha Maia cinco personalidades que tiveram relevante contribuição nas ações de enfrentamento a violência contra a mulher, em de Macaé.

O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal e contou com uma programação bem diversificada. A abertura foi marcada pela apresentação de teatro “Dona Baratinha, a história continua”, com os alunos do 5º ano do Colégio Municipal Wolfango Ferreira, representando de forma lúdica questões de violência doméstica contra a mulher. Em seguida, foi feita a composição de mesa formada pelo secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, representando o prefeito Riverton Mussi; a secretária Executiva dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza e a promotora de justiça do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Juliana da Glória Pompeu.

A promotora Juliana Pompeu explicou ao público como funciona o trabalho do Ministério Público frente à violência contra a mulher; enalteceu a atuação da Sedim e agradeceu a oportunidade de estar nesta solenidade. A secretária Executiva da Sedim, Vânia Deveza, fez uma breve explanação sobre as atividades, programas e conquistas da secretaria e de sua equipe e reforçou a importância de refletir sobre a temática do enfrentamento da violência. O secretário Jorge Siqueira homenageou o empenho e dedicação das integrantes da Sedim, passando as mãos da secretária Vânia Deveza, rosas brancas e rosas a serem compartilhadas com a equipe.

O Diploma Maria da Penha foi entregue ao delegado da 123ª Delegacia de Polícia Civil, Daniel José Bandeira de Mello Gomes; à policial da 123ª Delegacia de Polícia Civil, Carmem Cristina Kanda de Sá Rocha; a promotora de justiça do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Juliana da Glória Pompeu, à sub-tenente do 32º Batalhão de Polícia Militar, Zoraia Braz Sobrinho Dias e ao prefeito Riverton Mussi que foi representado pelo secretário Jorge Siqueira.

Exemplo de mulher valente e ousada, Maria da Penha Maia dá nome a Lei Federal nº 11.340/2006 e da honraria instituída pela Prefeitura de Macaé, através do Diploma Maria da Penha.

A assistente social e coordenadora de Políticas para Mulheres da Prefeitura de São Gonçalo, Marisa Chaves de Souza, ministrou palestra sobre “Violência contra a mulher”. Esta militante ligada aos principais movimentos femininos a nível estadual e nacional, impressionou a platéia com sua bagagem de conhecimento, riqueza e profundidade de informação.

- Foi uma excelente oportunidade que o público presente teve em conhecer uma pessoa tão engajada na causa pela não-violência contra a mulher e de ampliar conhecimento que garanta respeito e segurança para as mulheres do município, declarou a secretária Executiva dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza.