Foto: Guga Malheiros
A ação de conscientização aconteceu no calçadão da Avenida Rui Barbosa
Para comemorar o Dia Internacional de Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), 9 de setembro, a Prefeitura de Macaé realizou, na manhã desta terça-feira (9), uma ação de conscientização no calçadão da Avenida Rui Barbosa. O objetivo foi alertar as mulheres sobre o consumo de álcool durante a gravidez e impedir que mais bebês sejam vítimas desta negligência.
- Há quem diga que durante a gestação beber pequenas quantidades de álcool não afeta a saúde do bebê. Em meio a este descuido, existe uma doença que começa pela negligência e termina em danos graves e irreversíveis às crianças: a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)”, explicou a responsável pelo Núcleo de Inserção na Atenção Básica da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas, Rita Sarmento.
Segundo ela, a Síndrome Alcoólica Fetal é uma doença causada pelo consumo de álcool pelas mulheres grávidas. Quando a futura mãe bebe, o álcool é passado para a criança através da placenta e pode ter muitos efeitos tóxicos. A bebida alcoólica prejudica o coração, rins e algumas áreas do cérebro do bebê, onde são comprometidas funções importantes como o equilíbrio, aprendizado, memória e relacionamento social.
Para a aposentada Conceição Guedes, 65 anos, beber durante a gravidez é um absurdo. “Estou levando os folhetos para distribuir onde moro, em Salvador. Vejo algumas conhecidas grávidas caírem de tanto beber. Acho que elas não conhecem essa doença, mas agora vão conhecer”, destacou Conceição que está em Macaé para acompanhar a filha que vai ter o primeiro filho neste mês.
De acordo com Rita, na ação também foi indicado o Centro de Atenção Psicossocial álcool e Drogas (CAPSad), localizado à Rua velho Campos, 1071, no Centro, que tem como objetivo o tratamento de pessoas com transtornos decorrentes do abuso e dependências de substâncias psicoativas. O Caps também oferece assistência a adultos e adolescentes, usuários e dependentes e aos familiares.
Rita também acrescentou que nos EUA e Europa, a SAF ocorre de 2 a 3 casos por cada mil nascidos vivos. No Brasil, estima-se de 3 a 10 casos por cada mil nascidos vivos. O consumo de álcool entre as grávidas no Brasil é de 20 a 25%. Nos EUA é de 14 a 15%.
Para mais informações sobre a SAF ou solicitar palestras em escolas, comunidades, universidades, entre outros, enviar email para: politicasobredrogas@macae.rj.gov.br.