logo

Dia Mundial contra o Trabalho Infantil é comemorado com festa

10/06/2005 17:36:42 - Jornalista: Sonia Braga

O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (12 de junho) marca um momento especial na luta pela implementação das ações de promoção de cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes precocemente inseridos no mundo do trabalho, expostos à situação de violência e exploração que comprometem seu desenvolvimento pleno.

O objetivo da mobilização é sensibilizar toda a sociedade e gestores públicos para que a infância seja, de fato, um tempo de brincar e aprender, de estudo e lazer. Por conta disso, a prefeitura, através da Fundação de Ação Social (FAS), estará promovendo no domingo, um evento para comemorar o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.

As atividades acontecerão na sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no bairro Fronteira das 9h às 12 horas, com o presença do presidente da FAS, Fernando Horta. As crianças do PETI estarão participando de brincadeiras, esquete teatral, com direito a distribuição de pipoca, cachorro quente e outras guloseimas.

De acordo com Horta, o PETI abriga mais de 600 crianças, de sete a 14 anos e onze meses, que são assistidas pela prefeitura, através da FAS, que promove atividades sócio-educativas extra classe. “Podemos considerar essas crianças erradicadas”, disse.

Apesar do sucesso da campanha, algumas crianças insistem em não participar dos programas oferecidos pela prefeitura e preferem vender balas nas ruas, com a aprovação dos familiares ou responsáveis. “A conscientização tem de partir da família. A campanha continuará durante todo o ano. A prefeitura, bem como as secretarias municipais, estão envolvidas na erradicação do trabalho infantil no município”, enfatizou.

A ação organizada pela prefeitura inclui a Fundação de Ação Social, Ministério Público da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretaria de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones: (22) 2762-0405 (Conselho Tutelar) e (22) 2759-0983 (Fundação de Ação Social).