No Dia Mundial da Energia, 29 de maio, Macaé celebra a consolidação de políticas públicas que têm colocado a cidade como referência nacional do setor. Além da tradição no óleo e gás, o município projeta o seu potencial na produção de energias renováveis como a solar e eólica offshore, fatores que reafirmam a capacidade macaense para a inovação, diversificação econômica e sustentabilidade.
O Secretário de Políticas Energéticas de Macaé, Thiago Rocha, afirma que o município, conhecido como Capital Nacional da Energia, tem se preparado em torno da discussão da transição energética, pauta que também passa pela necessidade de investimentos em energias menos poluentes e renováveis.
“Este assunto foi abordado ano passado durante o Energy Day (edição Macaé), realizado pela Prefeitura em parceria com o Sebrae. Discutimos desde a indústria do petróleo em Macaé, passando pelo Gás como vetor da transição energética até as energias renováveis, destacando o potencial do município em áreas como a energia solar e energia eólica offshore”, informou.
No caminho da inovação, Macaé também vem atuando para se tornar a primeira prefeitura do país a usar o Modelo de Contrato de Eficiência (previsto na Nova Lei de Licitações e Contratos) para redução sustentável dos custos com energia elétrica de todos os seus prédios, incluindo escolas, unidades da Saúde, Administração, entre outros.
“Estamos na fase de elaboração do edital do projeto de Eficiência Energética e Geração Distribuída de Energia Solar Fotovoltaica. A execução deste projeto tornará Macaé pioneira entre as prefeituras e tudo isso sem a necessidade de nenhum tipo de investimento por parte do governo municipal. Uma inovação deste tipo de contratação no país, digna da Capital da Energia e que coloca nossa cidade como referência de quem promove e coloca em prática a transição energética”, ressalta Thiago Rocha.