Foto: Luiz Érnesto Filho
Usuários da Saúde Mental reconhecem profissionalismo e capacitação dos funcionários do município
Casa lotada no Dia Mundial da Saúde Mental (10). Era como estava a Câmara dos Vereadores de Macaé nesta segunda-feira (10) para a audiência pública solicitada pela Associação de Usuários, Amigos e Parentes da Saúde Mental de Macaé (Aspas). Na assistência, familiares, amigos e profissionais dos programas de Saúde Mental oferecidos pela Secretaria de Saúde do município.
Na condução dos debates, o presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Antunes, que contou com a participação dos vereadores Igor Sardinha, autor do requerimento da audiência, e Júlio César de Barros. Na pauta, reivindicações como o passe livre e o retorno do carro para o melhor desenvolvimento da atuação, mas também o reconhecimento do profissionalismo e capacitação dos funcionários da Saúde Mental do município de Macaé.
O Programa de Saúde Mental do município conta com os centros de atenção psicossocial Caps Betinho, Caps Infantil e Caps Álcool e outras Drogas, o Núcleo de Saúde Mental, a Equipe de Saúde Mental na Atenção Básica, a Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, os Espaços de Convivência, Cultura, Eventos e Renda (Heterogênese Urbana), duas Comissões de Apoio à Desinstitucionalização (uma para pessoas longamente internadas e outra para as visitas regulares a internos de curta duração).
O Programa de Saúde Mental ainda conta com o Pronto Socorro Aeroporto (emergência psiquiátrica), que está em reforma para ser uma referência na região, a Residência Terapêutica (em implantação) e uma Assessoria Jurídica. São mais de 120 profissionais dedicados a um trabalho que luta pelo fim do estigma do portador de transtorno mental grave, como afirma a gerente do Programa de Saúde Mental, Maria Luiza Quaresma:
- A conquista da Lei Federal 10. 216/02, que estabelece a Reforma Psiquiátrica, é o nosso respaldo legal para tudo que se faz hoje com relação à luta contra os manicômios (hospitais psiquiátricos), lugares de abandono e de anulação da vida. Temos que aprender a sermos responsáveis e cuidadosos com nossos familiares com transtorno mental ou qualquer outro problema que venham a ter.
Para Maria Luiza, este é um ponto nevrálgico, pois ela ressalta que tem casos de famílias que provocam a internação de familiares e se apropriam dos rendimentos que por ventura este parente tenha direito. Ou ainda tem casos de atendimento diferenciado na Rede Pública de Saúde, indo contra os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), como esclarece a terapeuta ocupacional Jurema Mendes, coordenadora da Comissão de Desinstitucionalização:
- Igualdade, Equidade e Universalidade são os princípios básicos do SUS e merecem atenção. Por vezes um usuário tem dengue, ou quebra a perna e tem sim que ser atendido na unidade de saúde, como qualquer outra pessoa com um problema de saúde que vai à busca de solução ao seu problema de saúde.
A audiência pública no Dia Mundial da Saúde Mental ainda contou com a notícia de uma grande vitória: há cerca de 20 dias, por unanimidade, vou votado a instituição do Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio) como data também no calendário municipal.
Confira endereços e principais serviços do Programa de Saúde Mental do Município:
CAPS BETINHO
Rua Visconde de Quissamã, 482 - Centro
Telefone: 2772-5005
Serviços oferecidos: atende pessoas adultas, portadoras de transtornos mentais severos, persistentes e em risco psicossocial.
CAPS ad PORTO
Rua Conde de Araruama, 569 - Centro
Telefone: 2772-2317
Serviços oferecidos: atende aos usuários com uso abusivo de substâncias psicoativas (dependentes químicos) e tabagismo. Atende de 8 às 21h.
CAPSi – OFICINA DA VIDA
Rua Francisco Portela - Centro
Telefone: 2772-4359
Serviços oferecidos: atende crianças e adolescentes, portadores de transtornos mentais severos e persistentes, em risco psicossocial.
PRONTO SOCORRO DO PARQUE AEROPORTO
Endereço: Rua Curuncango S/Nº - Parque Aeroporto
Telefone: 2762-7095
Serviços oferecidos: atendimento médico de emergência nas 24h (incluindo emergência psiquiátrica).
Ponto de referência: Ao lado da creche Nossa Senhora da Conceição.
NÚCLEO DE SAÚDE MENTAL
Endereço: Rua das Laranjeiras, s/n
Telefone: 2759-9410
Serviços oferecidos: Atendimentos especializados a crianças, adolescentes e adultos.
Ponto de referência: em frente ao Posto Tic Tac/ na rua sem saída.