Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais teve ação especial

01/08/2022 12:40:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Atividade aconteceu na Praça Veríssimo de Mello, no Centro

O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais (28 de julho) contou com ação especial na Praça Veríssimo de Mello, no Centro de Macaé. A programação do "Julho Amarelo" foi voltada para pessoas que se encontram em vulnerabilidade social (situação de rua, em condição de rua) e os que percorreram o local. O objetivo foi reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

 Na ocasião foi realizada testagem da hepatite, entrega de informativos de orientação, prevenção e tratamento da doença, além de aplicação de vacina de Covid-19 e da gripe. A programação também contou com orientações sobre a tuberculose e hanseníase.

Entre os participantes estava João Batista Silva, que aproveitou para receber a imunização da 4ª dose e fazer testagem. "Gostei muito da campanha. Esta foi uma oportunidade e tanto", destaca o morador dos Cajueiros. Da mesma opinião é Maria Santa. "Fiz testagem e vim receber a vacina. Aconselho a todos para procurarem o atendimento", disse.

O atendimento contou com a parceria do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase, Grazielli Valente. A campanha também foi realizada em função da equipe do Programa Consultório de Rua ter realizado uma busca ativa no território de atuação e ter registrado a importância da conscientização sobre hepatite viral principalmente junto às pessoas em situação de rua e em condição de rua.

O coordenador Victor Tavares - Residência em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) -, afirma que continuará com ações específicas como estas. "Nossa prioridade é o acolhimento e a prevenção. A próxima ação está prevista para a última quinta-feira de agosto, no Assentamento Celso Daniel", afirmou.

A campanha "Julho Amarelo" foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019. Considerada viral, a hepatite tem tratamento. Presente, o enfermeiro do Programa Municipal do Homem, Rodrigo Bezerra, destaca que as mulheres devem ter cuidado com alicate, no salão de beleza, e os homens com lâminas ao barbear. "Em Macaé registramos de 4 a 5 casos por mês de hepatite B, e 2 a 3 casos de hepatite C. O tratamento é essencial", ressalta.

O diagnóstico precoce favorece o início do tratamento, acessível a todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Consultório de Rua também vai realizar em breve a imunização contra a Gripe, nas sedes do Centro-Pop e Pousada da Cidadania. A programação da imunização também percorre a área central, a exemplo das visitas no território, ou seja, em praças como Santos Dumont (Miramar), Veríssimo de Melo (Centro), e no Campo do Oeste.

Hepatite


A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical); e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.


Fotos Relacionadas