Foto: Kaná Manhães
O Grutas também se apresentará na próxima semana, ainda em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, no Centro de Referência do Diabetes e no Núcleo (Nuanc).
Macaé comemorou esta semana o Dia Mundial do Diabetes (14). As principais atividades programadas foram apresentações do Grupo de Teatro Arte e Saúde (Grutas) em unidades de saúde da cidade, promovido pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Referência do Diabetes.
Na manhã desta sexta-feira (11), o Grutas apresentou esquete teatral no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas e no Centro de Especialidades Moacyr Santos (Barracão). O tema da apresentação fala de uma senhora que sofre com os pés feridos, mas tem receio em ir ao posto de saúde (PSF) buscar ajuda para o seu problema, preferindo ficar com dores a tratar-se.
Assim, o grupo, de forma alegre, descontraída, mas ao mesmo tempo informativa e verdadeira, faz o público rir; pessoas que estão na unidade de saúde para tratar de males que interferem na sua vida do dia a dia, como afirma Maria de Oliveria, que cuida de problemas cardíacos no Barracão:
- Viemos aqui com a cabeça cheia de problemas, preocupados. Essa apresentação de teatro deixa a gente mais leve. Esquecemos um pouco dos nossos problemas e ao mesmo tempo aprendemos. É assim mesmo como eles estão passando que acontece, ressalta.
Como lembra o coordenador do Centro de Referência ao Diabetes e gerente do programa de hipertensão e Diabetes do município, o médico Júlio César Freitas, o problema é uma epidemia. “A cada cinco segundos morre uma pessoa no mundo com diabetes e no Brasil a cada dois minutos e 18 segundos. São números alarmantes!”, enfatiza.
Júlio reitera a importância de uma alimentação saudável para uma vida com mais saúde, mas também acredita que uma mudança de hábitos só ocorre investindo na educação em saúde de crianças e adolescentes.
- Os hábitos alimentares que um diabético deve manter são muito saudáveis e podem ser também prazerosos. O que comemos faz parte de nossa cultura, de nossos costumes que temos desde criança. Assim, se tivermos boas práticas alimentares para com nossos filhos e netos, futuramente eles nos agradecerão, afirma.
O médico fala de uma reeducação alimentar, que não exclua, mas reduza açúcares, sal em excesso, laticínios e frituras, por exemplo.
O Grutas também se apresentará na próxima semana, ainda em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, no Centro de Referência do Diabetes e no Núcleo (Nuanc). Todas as duas apresentações serão pela manhã.
O Grupo de Arte e Saúde Grutas tem como artistas Fabiana Alves, Kikil Gomes e Mara Luci. Com uma história de mais de 15 anos apresentando esquetes teatrais temáticas, só na saúde contam com um repertório de 24 temas, entre tabagismo, Aids, dengue, doação de sangue.