Dia 14 de novembro foi instituído como o Dia Mundial do Diabetes. Para marcar a data a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro de Referência ao Diabetes (CRD), realizará nos dias 17 e 18 ações focadas na educação e prevenção da doença.
De acordo com o diretor do CRD, o médico Júlio César Freitas, neste ano serão abordados dois temas “O diabetes não discrimina” e “O diabetes mata uma pessoa a cada oito segundos”. “Por isso, vamos trabalhar a data enfatizando a prevenção, pois o diabetes é uma das doenças crônicas que mais avança entre a população mundial”, diz.
Nos dias 17 e 18, a partir das 8h30, no Centro de Referência ao Diabetes, haverá apresentação de esquete teatral encenada pelo Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas). Ao longo do dia o grupo se apresentará em outras unidades de saúde. “O intuito deste trabalho é orientar a população, informando sobre os cuidados que o diabético precisa ter para manter a doença controlada”, ressalta Júlio, acrescentando que a informação é um importante instrumento para a prevenção e tratamento da doença.
O médico lembra que a data também visa chamar a atenção das pessoas para a importância de cuidados como o controle da alimentação e a prática de atividades físicas, capazes de prevenir e controlar o diabetes. Ele acrescenta ainda que os problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral são as maiores causas de mortalidade no diabético, o que é lamentável, já que é possível evitar esses problemas com prevenção.
O CRD funciona na Rua Benedito Lacerda, 103, no centro da cidade, atrás do Mercado Municipal de Peixes, de segunda a sexta- feira, das 8h às 17h. O CRD, que vem sendo referência no tratamento da doença na região, foi criado com o objetivo de levar qualidade de vida ao diabético, mantendo-o saudável.
Diabetes - De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), em todo mundo, mais de 300 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 5,8% da população a partir dos 18 anos tem diabetes tipo 2, o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. E aparecem 500 novos casos por dia. O diabetes tipo 1 e 2 juntos, atingem 10 milhões de pessoas.