A secretaria de Meio Ambiente de Macaé (Semma) promoveu diversas manifestações culturais, nesta terça-feira (05), na Praça Veríssimo de Mello, a partir das 14h. O evento teve como objetivo comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, conscientizando as pessoas a começarem a propor e realizar mudanças de comportamento em relação à natureza.
No local, tendas montadas com exposições fotográficas retratavam o trabalho de preservação que vem sendo realizado pela Semma tanto na sede do município como na região serrana. Equipes da secretaria promoveram oficinas, grupos teatrais apresentaram esquetes abordando o tema e também foram distribuídos panfletos explicativos sobre a questão ambiental. Durante o evento houve ainda a premiação dos alunos da rede municipal dos projetos vencedores do IX Dia de Conscientização do Pontal, eleitos durante a Feira Macaé Sempre Verde. O concurso foi promovido pelo programa de Educação Ambiental Conhecer para Preservar.
- A data, hoje, é muito importante, mas considero o Dia do Meio Ambiente todos os dias – disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, acrescentando que, na realidade, as comemorações tiveram início na Feira Macaé Sempre Verde, no Parque da Cidade, onde as ações foram consolidadas. Segundo ele, a população está mais consciente para os problemas em relação ao meio ambiente. “A população está consciente e cabe a nós do poder público sermos a ferramenta para esta conscientização, incluindo este procedimento no dia-a-dia das pessoas”.
Ações no combate à degradação ambiental
Além dessas manifestações em alusão à data, a Semma vem realizando ações de combate à degradação ambiental em parceria com várias secretarias municipais, órgãos estaduais e federais, intensificando os cuidados com o meio ambiente.
A inauguração de mais uma unidade de conservação, o Parque Atalaia, em julho do ano passado, foi um marco em termos ambientais para Macaé e região. Sem contar que conceitos ambientais foram levados às demais secretarias. Hoje, a Lagoa de Imboassica, é prioridade da administração municipal e o programa habitacional, visando aliviar áreas de proteção ambiental, foram conquistas políticas efetivas, na medida que o meio ambiente passou a ser uma questão do governo como um todo.
O combate a pragas urbanas, como o caramujo africano, também continua sendo uma das prioridades da secretaria. Funcionários da Semma trabalham na coleta do molusco, ajudando na conscientização da comunidade, orientando os moradores sobre a maneira correta de coletar os caramujos em suas residências. As equipes colhem os moluscos nas vias públicas, como praças e terrenos baldios.
A secretaria de Meio Ambiente promoveu a produção de mudas para o reflorestamento em áreas degradadas. O primeiro Horto Escola Guardiões da Mata foi implantado no distrito do Sana, com a finalidade de fomentar a produção de mudas em parceria com empresas e produtores rurais, promovendo ao mesmo tempo geração de renda e reflorestamento de espécies da Mata Atlântica.
Através da Semma, a prefeitura de Macaé iniciou a coleta de pneus imprestáveis no município. O projeto é um convênio de cooperação mútua com a Associação Nacional da Indústria de Pneumático (Anip). A Semma participou ativamente das Câmaras Temáticas do Plano Diretor, em especial a Câmara de Meio Ambiente, levando propostas efetivas, discutidas na Audiência Pública e que constam do texto final do Plano, aprovado pela Câmara Municipal.
Entre os projetos de atuação da secretaria estão: dos viveiros de mudas para a recuperação das bacias hidrográficas do Rio Macaé, o Plano de Manejo para o Arquipélago de Sant’Anna, o replantio de áreas degradadas na medida em que as famílias que residem nessas áreas forem removidas, entre outros.
Educação Ambiental
Com o objetivo de divulgar experiências, iniciativas e projetos na área de gestão e educação ambiental para os mais diversos públicos Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu a Feira de Educação Ambiental Macaé Sempre Verde. O evento aconteceu entre os dias 21 e 26 de maio, no Parque da Cidade. Organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Fundação Macaé de Cultura, a feira teve como principal objetivo promover ações de Educação Ambiental do poder público, de organizações não-governamentais e de empresas privadas.
O tema da feira foi “Preservação dos recursos hídricos”. O trabalho proposto pela Feira Macaé Sempre Verde foi desenvolvido nos estandes, onde os alunos da rede municipal de ensino participaram de verdadeiras aulas de preservação ao meio ambiente. O evento reuniu num mesmo espaço ONG’S, Instituições Ambientais, escolas, prefeituras e empresas com projetos de responsabilidade sócio-ambiental.