Dia Mundial do Pedestre: todos somos pedestres em algum momento

08/08/2022 15:46:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Bruno Campos e Divulgação

Faixas de pedestres auxiliam as pessoas em uma travessia segura

É bom lembrar sempre que, em algum momento, todos somos pedestres. Nesta segunda-feira (8 de agosto) é comemorado, internacionalmente, o Dia do Pedestre. A data é para chamar atenção dos motoristas, motociclistas e ciclistas que devem ter cuidado com quem é a parte mais frágil no trânsito. E, porque neste dia? Porque foi no dia 08 de agosto de 1969 que os Beatles atravessaram uma faixa de pedestres com o objetivo de tirar uma foto para a capa de um de seus discos (Abbey Road). A foto é reconhecida mundialmente.

Todos os atores do trânsito, sejam ciclistas, motociclistas e os motoristas transitam a pé em algum momento do dia. Por isso, é preciso haver respeito, empatia e o cuidado com o pedestre, sendo este o mais vulnerável no trânsito, O art. 68 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que o pedestre tem sempre prioridade sobre os demais usuários da via. Além disso, o art. 214 define como infração de trânsito gravíssima, sujeita à penalidade de multa, deixar de dar preferência ao pedestre que estiver atravessando a pista na faixa a ele destinada.

“Quando iniciamos o processo de sinalização horizontal no município, procuramos priorizar a questão da segurança viária, com a pintura das faixas de pedestres. Parar antes da faixa de pedestres, dando preferência de passagem a pessoas sobre a faixa, é uma obrigação do motorista”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.

Dicas de segurança para os pedestres:

1) Segurança na travessia: atravesse as ruas olhando para ambos os lados, respeite os sinais de trânsito e faixas para pedestres.

2) Comunicação: antes de atravessar a via, faça contato visual com os condutores para ter certeza de que eles te viram.

3) Travessia na faixa: utilize a faixa de pedestres sempre que disponível. Quando não houver, procure outros locais seguros para atravessar, seja na esquina, em passarelas ou próximo a lombadas eletrônicas.

4) Pontos cegos: não atravesse a rua por trás de carros, ônibus, árvores ou postes, pois a probabilidade de você não ser visto é grande.

5) Na contramão: em estradas ou vias sem calçadas, caminhe de frente para o tráfego (no sentido contrário aos veículos).


Fotos Relacionadas