Foto: Divulgação
Ação busca incentivar a troca do veículo, nem que seja por um dia, por um meio sustentável
O “Dia Mundial Sem Carro”, celebrado anualmente em 22 de setembro, contará com ações também na cidade de Macaé. A prefeitura, por meio da secretaria de Ambiente, realizará uma campanha sustentável, com o objetivo de convidar o cidadão a trocar – por pelo menos um dia – o veículo por um meio de transporte alternativo.
O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel - como agente poluidor -, além de ser uma oportunidade para sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno das questões relacionadas ao meio ambiente. Toda vez que a ignição é acionada, a queima do combustível fóssil libera gases e partículas que poluem e modificam o meio ambiente.
A data existe há quase vinte anos e é celebrada em várias cidades do mundo. Em Macaé, a campanha acontece na próxima segunda-feira (21), quando a equipe da Secretaria de Ambiente fará a distribuição de panfletos alusivos à campanha e um “adesivaço” no Centro. A sugestão é que, no dia 22, o cidadão opte pelo transporte coletivo, bicicleta ou caminhada.
“Queremos chamar a atenção da população sobre esta data, que gera um impacto direto ao meio ambiente. Os veículos são altamente poluentes e se, por ao menos um dia, deixarmos o carro em casa, teremos uma atitude sustentável”, afirmou o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins.
Além do “Dia Mundial Sem Carro”, a Secretaria de Ambiente realizará uma série de ações voltadas à defesa da fauna durante toda a semana.
Pequenas atitudes geram impactos no ambiente
Recomendações da Secretaria de Ambiente:
- Para pequenas distâncias, opte pela bicicleta ou caminhada. É mais saudável;
- Use o transporte coletivo;
- Se não puder evitar o uso do automóvel, ofereça carona a um dos seus amigos, vizinhos, colegas de trabalho ou escola, entre outros;
- Lembre-se de respeitar as ciclovias e ruas (muitas pessoas vão deixar o carro ou moto em casa);
- Se possível, adote o “Dia sem Carro” por mais vezes no ano.