logo

Dia Municipal do Reflorestamento será marcado em Macaé por “Campos Verdes”

19/09/2011 09:23:15 - Jornalista: Joice Trindade

O Dia Municipal do Reflorestamento, na quarta-feira (21), vai ser marcado em Macaé pelo lançamento do projeto socioambiental “Campos Verdes”. O objetivo é mobilizar estudantes da rede municipal de ensino em ações voltadas para melhor qualidade ambiental e formação da cidadania. Desenvolvida pela instituição filantrópica Casa do Caminho, a programação conta com a parceria da Prefeitura de Macaé, por meio da do Gabinete da vice-prefeita, Marilena Garcia, e da Secretaria de Educação.

A programação tem início, às 14h, com os estudantes dos 1º ao 5º anos de escolaridade do Colégio Municipal Zelita Rocha, situado no Aeroporto. Já na quinta-feira (22), será a vez do Ciep Maringá, às 14h30. O objetivo é aliar educação ambiental e cultura através de atividades lúdicas, palestras e plantios de mudas de espécies arbóreas, nativas e exóticas nas unidades. A meta da Secretaria de Educação é que o projeto seja realizado, neste segundo semestre, em sete unidades escolares como Colégio Municipal do Sana e as escolas municipais Ancyra Pimentel e Dolores Garcia Rodriguez, abrangendo cerca de 50 estudantes por escola.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a previsão é mobilizar, neste mês de setembro, cerca de 200 alunos através do projeto “Campos Verdes”. “A intenção é contribuir com aulas de Biologia e Ciências Naturais e levar aos alunos e professores maior conscientização ambiental”, destaca.

Durante a programação alunos e educadores vão assistir a apresentação instrumental do grupo “Levando a vida na flauta” e do coral da Casa do Caminho. Posteriormente, haverá oficina com jogos ambientais como quebra-cabeças, além de palestra que vai enfocar o tema “Meio Ambiente” e plantio simbólico de mudas ministrada pela técnica Dominick Werneck. Outra novidade, é que os estudantes vão receber o “Cartão Semente”, que é produzido com papel reciclado e conta com sementes para plantar nas unidades escolares ou casas dos estudantes.

Entusiasmada, a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Alves, observa que ações como palestras e plantio de espécies nativas e exóticas são essenciais para conservação e conscientização. “Vivemos em um período em que estão acontecendo diversos problemas ambientais. Através de plantios e oficinas específicas, estudantes e professores terão oportunidade de aprender mais e refletir sobre a mudança de comportamento diante de fatores ambientais, que são relevantes para melhor qualidade de vida”, frisa.