O Programa de Tuberculose da Secretaria Especial de Saúde comemora, neste sábado (17), o Dia Nacional de Luta contra a Tuberculose. Com distribuição de folhetos informativos, a meta é que a população entenda a gravidade da doença, lembrando também da importância de realizar exames e manter o tratamento sem interrupções, no caso de ser um portador da tuberculose.
- Os sintomas mais comuns da tuberculose são: tosse com ou sem catarro por mais de um mês, febre baixa na parte da tarde, dor no peito, emagrecimento, suadouro à noite, perda de apetite e cansaço. Peço às pessoas que sentirem um ou mais sintomas que venham ao Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas para fazer o exame. Esta doença atinge mais as pessoas com HIV, pois elas estão mais sensíveis. A tuberculose é contraída através do espirro ou tosse do portador da doença – diz o coordenador do Programa de Tuberculose, o médico Antônio Bento de Carvalho.
O programa atende 56 pacientes do município, alguns deles da população flutuante, dando atendimento capaz de ajudar o portador da tuberculose a curar totalmente da doença. “A tuberculose é contraída pelo espirro ou tosse do portador da doença. O paciente que segue rigidamente o tratamento tem 98% de chance de cura total, Já o que não segue pode ficar resistente a doença e até vir a falecer”, destaca Antônio Bento.
- A Aids propiciou o aumento dos casos de tuberculose, pois os pacientes com HIV positivo têm mais chance de contraí-la – afirma o médico.
O Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas realiza todos os exames para a confirmação da doença, são eles: Raio X, tomografia computadorizada e broncofibroscopia. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no Jorge Caldas, no Centro da cidade.