logo

Dia Nacional da Cultura é comemorado em Macaé

03/11/2005 11:47:39 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A Fundação Macaé de Cultura tem diversas atividades para comemorar o Dia Nacional da Cultura, no próximo sábado, dia 5. A partir das 9h, haverá a Hora do Conto, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto, cujo público alvo será o infanto-juvenil. Às 10h, é a vez da Orquestra de Choro do Conservatório Macaé de Música se apresentar, na Praça das Artes (Centro Macaé de Cultura). A Praia dos Cavaleiros será palco para os jovens do Ecotrupe atuarem, transmitindo noções de educação ambiental, às 11h.

A programação se estende à região serrana. A Casa de Cultura Vovó Silvana (Glicério) também terá o evento a Hora do Conto para crianças e adolescentes, a partir das 15h. Enquanto que na Casa de Cultura Emílio Gato, no Sana, a Fundação Macaé de Cultura estará promovendo um Sarau de Poesias, às 17h.

Voltando à cidade, ainda haverá atividades no período da tarde. A Praça das Artes será palco para diversas atuações: às 14h, o Coral Municipal; às 15h, capoeira do Art Luz; às 16h, oficina de desenho para crianças e às 17h, o Art Luz entra em ação novamente. Desta vez com a apresentação de Dança de Rua, com Rapper Vanoni + Muck e grafiteiros convidados para pintar o muro lateral do Centro Macaé de Cultura.

A Programação do sábado, Dia Nacional da Cultura, não termina por aí. À noite (19h) haverá apresentação do Ecotrupe no Teatro Municipal, onde seus atores trabalharão a arte e a educação. Os grupos da terceira idade se apresentam logo em seguida. Às 19h30, é a vez dos Portadores da Alegria dançarem e se manifestarem no Teatro. Por fim, diversos esquetes serão apresentados pelos alunos de artes cênicas da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, às 20h.

A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi, disse que a cultura com toda a sua diversidade é um fator de desenvolvimento em todo o mundo. Segundo ela, esta evolução passa pelas atividades de formação, elaboração de políticas culturais e interligação entre cultura e turismo cultural. “Partindo destas realidades, temos uma série de ações convergentes que nos dão o norte de um futuro mais seguro”, afirma.

Ela disse ainda que cabe aos agentes e formadores de cultura traçar esse caminho. “Ações mundiais estão sendo implementadas. Não podemos ficar fora dessas iniciativas e é assim que Macaé se prepara para mais alguns avanços”, explica, lembrando que Macaé foi o primeiro município do estado a criar uma Fundação de Cultura.

“No dia cinco de novembro, Dia da Cultura, estaremos nos mobilizando para mais uma vitória da indústria cultural, com muitos artistas participando. Estaremos também debatendo com o prefeito Riverton Mussi o resumo destes anos de lutas e conquistas – a minuta da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, objeto de estudos da Fundação Macaé de Cultura e das entidades culturais do município”, conta Ivana.

Citando Affonso Romano de Sant’Anna, que disse para lermos o mundo, a presidente reforça: “Estaremos com os olhos na arte”. Para confirmar isto ela lembra da programação diversificada no Centro Macaé de Cultura, na Praia dos Cavaleiros e na Praça do Aeroporto. “O projeto Art Luz, o Ecotrupe, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, a Biblioteca, a Corafro, além do Teatro Municipal refletem a efervescência da cultura em Macaé”, conclui.