logo

Dia Nacional de combate à hipertensão vai ser lembrado em Macaé

17/04/2012 15:20:00 - Jornalista: Secretaria Municipal de Comunicação

A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Divisão de Educação e Programas em Saúde, lança nesta terça-feira (17) a campanha referente ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, que é celebrada no dia 26 de abril. As ações, que prosseguem até a próxima semana, visam combater, prevenir e conscientizar a população em relação aos problemas causados pela hipertensão.

De acordo com dados do Ministério da Saúde 20% da população brasileira adulta são hipertensas. Além disso, cerca de 15 milhões de hipertensos desconhecem que sofrem do mal. A gerente da Divisão de Educação e Programas em Saúde, Nilce Brasil, ressalta que o objetivo principal da campanha é educar a população quanto à importância da prevenção e cuidados com a pressão alta (ou hipertensão), pois é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

- Com saúde não se brinca e, para alertar sobre o mal, foi criado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, celebrado neste dia 26 de abril. Em relatório, a Organização Mundial de Saúde prevê que, em 2015, teremos 10 milhões de mortes por doenças crônicas no país, como é o caso da pressão alta -, alertou Nilce.

Nesta terça-feira (17) o Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) fará uma esquete sobre o tema, a partir das 9 horas, no Centro de Atenção Psicossocial AD (Porto). Já nos dias 18 a 25 a equipe da Divisão estará no Centro de Referência ao Diabético. E no dia 26, na unidade do Pronto Socorro Odontológico.

Hipertensão - A hipertensão é o aumento da pressão sanguínea no sistema arterial e, além de ser a principal causa de Acidente Vascular Cerebral (AVC), está diretamente relacionada ao infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e à insuficiência cardíaca. Diabetes, sedentarismo, obesidade, estresse emocional, uso abusivo de sal e herança genética são os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de hipertensão arterial.

Existem dois tipos de hipertensão: a primária e a secundária. A primária está associada à hereditariedade e é mais comum. Já a hipertensão secundária surge por motivos específicos, como obesidade, gravidez, uso de drogas, álcool e sal em excesso entre outros fatores.

Estilo de vida e má alimentação levam 5% de crianças e adolescentes a precisarem de tratamento. Dados do Ministério da Saúde revelem que no Rio de Janeiro, a hipertensão juvenil está em torno de 7%.

Nilce garante que a melhor forma de prevenção é a adoção de hábitos saudáveis, como per der peso e fazer atividades físicas regularmente. “O perigo da hipertensão é que ela `invisível´. Quando surgem os sintomas é importante procurar um médico para tratamento adequado”, disse.