Dia Nacional de Luta da pessoa em situação de rua é relembrado na Praça Veríssimo

19/08/2015 16:34:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Bruno Campos

Programação segue durante a semana

Panfletagem, ginástica laboral, capoeira e exposição de trabalhos das oficinas socioeducativas foram as principais atividades desenvolvidas, nesta quarta-feira (19), na Praça Veríssimo de Melo em homenagem ao "Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua". O evento, que integrou os usuários do serviço do Centro Pop e os acolhidos da Pousada da Cidadania, foi promovido pela Prefeitura de Macaé, através da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com o objetivo de lembrar as lutas em defesa dos seus direitos.

A data é comemorada em todo o Brasil para dar visibilidade à necessidade de enfrentar as violências cometidas às pessoas que estão nas ruas e lembra uma das tragédias já vividas por esta parcela da população brasileira, a de 2004, quando houve um massacre no centro de São Paulo, envolvendo 15 pessoas atacadas enquanto dormiam na rua, sendo que sete delas morreram.

Estiveram presentes no evento a secretária Josefa Sampayo e as subsecretarias Nilmara Valadares e Tayse Marinho, de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos, respectivamente. Na oportunidade, Josefa Sampayo destacou o momento na praça que reuniu inúmeras pessoas.

- Nossas ações se iniciaram desde a última segunda-feira (17) e se encerrarão na sexta-feira (21). Já tivemos palestras, filmes, futebol e muitas outras atividades durante esta semana. Nosso propósito é mostrar que como todo cidadão, a pessoa em situação de rua tem direitos garantidos pela constituição e deveres a cumprir. O município faz a sua parte oferecendo o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e a Pousada da Cidadania, responsáveis por orientar, atender e encaminhar para outros serviços públicos e abrigar as pessoas em situação de rua, quando elas aceitam serem reinseridas na sociedade. Hoje, Macaé possui 35 pessoas em situação de rua e entre as principais causas da utilização do espaço público como moradia estão o rompimento de vínculos familiares, problemas mentais e o uso de drogas. É preciso, no entanto, salientar que nem todos que circulam pelas vias estão em situação de rua, algumas pessoas têm casa, família e apenas ficam durante o dia nos espaços públicos para fins diversos -, disse a secretária.

A programação segue durante a semana. Nesta quinta-feira (20), às 9h, haverá roda de música com os usuários dos serviços do Centro Pop e às 14h, café temático, e momento de reflexão, na Pousada da Cidadania. No dia 21 (sexta-feira), sessão de filmes às 9h e às 14h, no Centro Pop e na Pousada da Cidadania.


Fotos Relacionadas