Dia Nacional do Motociclista é comemorado com educação para o trânsito

27/07/2021 16:20:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

A data é marcada, em Macaé, com ação educativa para um trânsito mais humano

Mais do que liberdade sobre duas rodas, motociclistas de Macaé mostraram, no Dia Nacional do Motociclista (profissional ou por hobby), comemorado nesta terça-feira (27), que o trânsito seguro é melhor para todos. Em uma ação educativa inédita, mais de 50 motociclistas marcaram a data circulando em grupo pelas ruas da cidade com o propósito de promover a educação no trânsito. O movimento foi realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana/Coordenadoria de Educação para o Trânsito, em parceria com a Guarda Municipal/Grupamento de Apoio Operacional (Gaop)/Secretaria de Ordem Pública, a Polícia Militar e nove Moto Clubes de Macaé, visando envolver as pessoas para a educação no trânsito.

Usando capacete e outros equipamentos de segurança pessoais e das motos, os motociclistas fizeram parada na Praça Veríssimo de Mello, no Centro, e na Praça Nagib Mussi, no Parque Aeroporto, onde distribuíram panfletos aos pedestres e demais condutores orientando para um trânsito mais seguro. Eles saíram do posto Via Norte, na Linha Azul, passaram pelo Bairro Aroeira até o Centro e, em seguida, foram para o Parque Aeroporto, passando pela Barra de Macaé. Durante o trajeto, a Mobilidade Urbana, a Guarda Municipal e a Polícia Militar organizaram o trânsito, abrindo passagem para os motociclistas com segurança para todos. A ação contou com sobrevoos de drone.

O Secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, deu as boas-vindas ao grupo durante a concentração com café da manhã no posto. "É importante que a sociedade veja este tipo de ação dos motociclistas, juntamente com a Secretaria de Mobilidade, que desenvolve o trabalho fundamental de Educação para o Trânsito. Com esta ação, nosso objetivo foi chamar a atenção das pessoas para que cumpram as leis de trânsito e, assim, contribuam para salvar vidas", disse ele.

"Em dia útil da semana conseguir reunir esse número de motociclistas mostra a força que o movimento tem e a importância do nosso trabalho para um trânsito melhor. Esta ação visa a educação no trânsito, sensibilizando as pessoas de que moto é sinônimo de segurança se cumprir as regras. É importante a sociedade participar deste movimento dos motociclistas e saber que no trânsito tem espaço para todos", destacou o Coordenador de Educação para o Trânsito da Mobilidade, Leandro Aracati.

Segundo ele, ações como esta são fundamentais para reduzir o número de acidentes envolvendo motos. Ele disse que, somente este ano, foram registrados mais de 550 acidentes de trânsito, com 140 lesões e oito mortes em Macaé e em municípios vizinhos. No estado, foram mais de 23 mil acidentes de trânsito este ano, sendo mais de 70% envolvendo motocicletas. "Precisamos sensibilizar as pessoas para a segurança no trânsito por isso este movimento dos motociclistas como trabalho educativo é fundamental", enfatizou Aracati.

Participaram do movimento os seguintes moto clubes do município: Macaé; Rock Chopper; Eu Gata e Cão Fiel; Shotokan; Insurgente; Viajandão; Amado do Asfalto; Samurai; e Feiões do Asfalto. A data virou oficial quando uma concessionária resolveu homenagear um mecânico falecido, em 1974. De lá para cá, os moto clubes tomaram a direção da data.

O que é ser motociclista?

"Ser motociclista é um estilo de vida. E ser motociclista com um trânsito seguro fica bom para todos", disse o diretor de Disciplina do Moto Clube Macaé, Gilmar Sayão. "Há 20 anos sofri um acidente de moto que me levou a atuar mais intensamente em campanhas para um trânsito mais seguro, e o meu amor pelo movimento só aumentou, tanto que, hoje, possuo três motos", observou o fundador da instituição, há 39 anos, Amilton de Souza Freitas.

Diretor de Disciplina do Rock Chopper, Eduardo Batista de Souza disse que os motociclistas realizam importantes trabalhos sociais. "Ser motociclista é ser escolhido para, socialmente, exercer uma das melhores profissões do mundo que nos proporciona liberdade, disciplina e responsabilidade". Ele lembrou que os motociclistas são médicos, engenheiros, advogados e trabalhadores de outras variadas profissões.

"Dentro deste mundo não cabe o desrespeito nem a deslealdade. Há regras para tudo, com responsabilidade e educação", declarou Iara Medeiros, do Moto Clube Shotokan. Ela disse que não gostava de motos até que o marido comprou uma e viajaram pela primeira vez. "É uma sensação incrível estar diretamente com o seu corpo ao vento, podendo observar a paisagem, coisas que em um carro a gente não consegue sentir e admirar".


Fotos Relacionadas