logo

Dia Nacional e Internacional do Idoso é lembrado em Macaé

02/10/2025 13:01:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Dia Nacional e Internacional do Idoso é lembrado com ação no Calçadão da Av. Rui Barbosa nesta quarta (1º de outubro)

O Programa Cidade da Melhor Idade para lembrar do Dia Nacional e Internacional do Idoso e a criação do Estatuto da Pessoa Idosa, realizou na tarde desta quarta-feira (1º de outubro), no Calçadão da Av. Rui Barbosa, uma ação de sensibilização com entrega de cartilhas, folders e uma apresentação das alunas e forró.

A coordenadora do Programa Cidade da Melhor Idade, Magali de Oliveira, conta que o objetivo é informar as pessoas que passam pelo local, muitas delas desconhecem a existência do Estatuto da Pessoa Idosa.


“O estatuto foi criado pela Lei nº 10.741, no dia 1º de outubro de 2003, portanto, ele está completando 22 anos de existência. Estamos realizando várias ações e aqui, distribuímos o Estatuto da Pessoa Idosa, Guia do Consumidor destinado para os idosos e o disque-idoso: 165, que não é só para denúncia de maus tratos, mas também é um canal onde a pessoa pode se informar melhor e tirar suas dúvidas”, explicou.



As alunas do curso de forró da professora Roberta Machado, mostraram muita animação e desenvoltura e chamou a atenção da aposentada Adele Maria Rezende de 70 anos.


“Vim comprar um celular e gostei da animação e comecei a dançar. Gosto muito e aproveitei para me divertir já que não saio muito de casa sozinha”, disse.


O programa - A Prefeitura de Macaé criou o Programa Macaé Cidade da Melhor Idade por meio do decreto nº 259/2022. A Secretaria Adjunta de Governo acompanha a execução de planos, projetos, campanhas de conscientização e outras ações do governo voltadas à garantia dos direitos da pessoa idosa.

O trabalho é em parceria com outras secretarias e órgãos municipais. O objetivo é a promoção do envelhecimento ativo e saudável da população com medidas que contribuem para melhorar a condição de vida e bem-estar como transporte, moradia, proteção à vida, participação e inclusão social, respeito e dignidade, participação cívica, emprego, comunicação, informação, apoio comunitário, serviços de saúde e mobilidade.

Mais informações sobre as atividades poderão ser obtidas pelo WhatsApp: (22) 99105-3160 ou comparecer na sede do programa, que fica localizada na Rua Marechal Deodoro, 564, no Centro de segunda, quarta e sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. E, às terças e quintas, até às 18h30. As atividades também podem ser acompanhadas pelo instagram @cidadedamelhoridade.


Fotos Relacionadas