logo

Dias Internacional e Municipal da Pessoa com Deficiência: instrutor de Libras acompanha comunidade surda no Desenvolvimento em Ação

03/12/2025 09:11:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Ana Chaffin

A iniciativa partiu da Coordenação-Geral de Políticas para PCD para proporcionar inclusão

 Nesta quarta-feira (03) e na próxima terça (09), celebra-se – respectivamente – os Dias Internacional e Municipal da Pessoa com Deficiência. Para marcar a importância das datas, a Coordenação-Geral de Políticas para PCD, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária, organizou uma programação. Nesta terça, por exemplo, a equipe da coordenação participou do 'Desenvolvimento em Ação', no Lagomar, com a presença de um intérprete de Libras que vai auxiliar as pessoas surdas que precisam ser atendidas no evento.

A coordenadora, Caroline Mizurine, explica que a acessibilidade é uma construção constante, que precisa ser feita em conjunto com aqueles que precisam dela. Segundo ela, é importante oferecer acessibilidade a todas as deficiências, cada uma, em sua real necessidade.

“Cada deficiência necessita de um auxílio diferenciado. Hoje, por exemplo, quando temos emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo (CIPTEA), estamos com o intérprete de Libras para oferecer acessibilidade para a comunidade surda, para que eles possam acessar os serviços oriundos da Secretaria. Isso é fundamental para haver inclusão: oferecer acessibilidade real a cada deficiência”, explica.

Mizurine entende que é preciso fomentar oportunidades para que o público em questão seja visto e, consequentemente, incluído com respeito e dignidade.

“Quando você oferece acessibilidade para o cadeirante, não é a mesma acessibilidade para a comunidade surda, não é a mesma acessibilidade para quem tem autismo... São coisas diferentes. Então, tudo vai de acordo com a necessidade do público-alvo. Eu tenho em mente, para o próximo ano, conseguir colocar em prática um projeto de letramento anticapacitista com a prefeitura. Outra coisa, também, que está em andamento aqui no âmbito da minha secretaria, para o próximo ano, é um curso básico de Libras para os agentes que atuam na Secretaria de Desenvolvimento Social, em especial os que trabalham com atendimento ao público e que estão vinculados aos CRAS”, adianta Mizurine.

Outra ação deste mês será a celebração na terça-feira que vem (09), do Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, que foi estabelecido desde 1999 e que, este ano, será marcado com a realização do Curta no Museu, às 19h, no Museu Solar dos Mellos. “É uma parceria com a Secretaria de Cultura, com a exibição de curta-metragem com a temática da pessoa com deficiência e posterior realização de roda de conversa com representantes de organizações da sociedade civil”.

No dia 10, a programação continua o Walking Tour, uma parceria com a Secretaria de Turismo, com visitação, às 9h, ao Forte Marechal Hermes. “O circuito será exclusivo para a comunidade surda de Macaé, com guia de turismo e intérprete de libras. O objetivo de ambas as ocasiões é dar protagonismo, voz e visibilidade à pessoa com deficiência e construir uma cidade mais inclusiva e justa para todos”, afirma.