Foto: Moisés Bruno
Inclusão das pessoas com deficiência é objetivo da prefeitura
Autonomia, oportunidade, convivência e inclusão. Tudo isso é oferecido às pessoas com deficiência, por intermédio do Plano “Viver Sem Limites”, do governo federal, com apoio da prefeitura. Para explicar esse plano à sociedade civil, aos gestores e técnicos da área de defesa dos direitos dessas pessoas e ao conselho, esteve em Macaé na segunda-feira (1) e terça-feira (2), no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório, a apoiadora institucional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ivonne Ferreira.
Esse plano vai até 2014 e tem quatro eixos base: acesso à educação, inclusão social, atenção integral à saúde e acessibilidade. Segundo Ivonne, a ideia é fazer com que seja ratificado pelo Brasil o cumprimento das prerrogativas da convenção sobre direitos da pessoa com deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), que garante direitos de acessibilidade, inclusão social, educação, saúde, mudanças arquitetônicas para facilitar a locomoção dos cadeirantes, além de inclusão.
- Há os cursos gratuitos no Pronatec, onde as pessoas com deficiência têm direito a transporte e material escolar. Quem oferece esses cursos é o Senac, o Senai, o Senar e a Rede Federal de Educação Profissional. É só a pessoa com deficiência se inscrever pelo site – explica Ivonne. Se a pessoa for cega, as instituições fornecem instruções em Braille, se for surda, haverá intérprete de línguas. Cabe ao coordenador providenciar meios para que essas pessoas tenham acesso à profissionalização.
Além disso, escolas e universidades podem solicitar recursos para adequar o espaço, com rampas, por exemplo. O Banco do Brasil oferece crédito com juros baixos para compra de cadeiras de roda e camas hospitalares. Tudo para melhorar a qualidade de vida, dar autonomia e inserção social às pessoas com deficiência.
Apoio aos Autistas - No próximo sábado (6) a Praia dos Cavaleiros será palco de manifestação e panfletagem do Grupo de Amigos e Mães dos Autistas (Gama). Na caminhada, que começará às 11 horas, a conscientização de pedestres e banhistas às questões referentes ao autismo será trabalhada.