logo

Direitos das Mulheres são debatidos em programação especial na UBS Barramares

29/02/2024 14:03:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

A ação abre a programação especial pelo Dia Internacional da Mulher

Abrindo a programação pelo Dia Internacional da Mulher (08 de março), a Secretaria de Saúde de Macaé - por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Barramares - realizou nesta quinta-feira (29), a Roda de Conversa ‘Direitos das Mulheres’, com a equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), da Secretaria de Políticas para Mulheres.

Segundo a Diretora da UBS, Iracema Costa, ao longo do mês serão realizadas diversas atividades e atendimento aos sábados, com oferta de exames preventivos.


“Estamos com agenda aberta para atender as mulheres, inclusive aquelas que não conseguem vir à unidade durante a semana”, frisou, acrescentando que no mês de março serão realizadas atividades na Sala de Espera.



Durante abertura da programação do Mês da Mulher, a assistente social da UBS, Elaine Feitosa, falou sobre a valorização e direitos das mulheres, e ações públicas como o Programa de Dignidade Menstrual, benefícios para gestantes - garantidos por lei – e a presença de acompanhante durante o pré-parto, parto e pós-parto.


“As mulheres conquistaram muitos direitos ao longo desses anos, mas é sempre bom reforçar para que sejam sujeitas às suas vontades”, frisou.



Também participaram da ação de abertura a enfermeira, Maria Lúcia Araújo e as técnicas de enfermagem Fernanda e Eliane.

Paciente da unidade, Jandira Patrício contou que a equipe sempre tem uma programação diferente para orientar e informar.


“Aqui, consegui amparo e fui acolhida. Tenho fibromialgia e hoje posso dizer que o atendimento diferenciado destes profissionais me deu novo ânimo e melhora na minha qualidade de vida”, pontuou.



Ainda nesta quinta-feira (29), as técnicas da Secretaria de Políticas para Mulheres, Juliana Froede, Juliana Ferreira e Anna Clara Carreira, deram uma palestra onde abordaram sobre a proteção, saúde, direitos sociais, igualdade de gênero, entre outros. Na oportunidade, também foi distribuído um folheto com toda estrutura da Secretaria de Políticas para Mulheres e sobre violência de gênero com algumas manifestações possíveis como violência física, psicológica, moral, patrimonial e econômica, assim como os serviços de atendimento à mulher em Macaé, com telefones e endereços do Ceam, Patrulha Maria da Penha, Delegacia Civil, Polícia Militar, Pronto Socorro Municipal, Hospital Público de Macaé e Pronto Socorro Aeroporto.


Fotos Relacionadas