Serão oferecidos serviços como o cadastramento no CadÚnico, segunda via de documentos, orientações jurídica e psicológica, e outros
Com objetivo de informar a população acerca dos seus direitos fundamentais, nesta sexta-feira (10), em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Prefeitura de Macaé irá promover uma série de ações na Praça Veríssimo de Melo, a partir das 10h. O evento tem a temática "Direitos Humanos para quem e para quê", e vai integrar diversos órgãos públicos e instituições privadas.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade vem, ao longo da semana, realizando uma série de atividades, nos bairros, alusivas à data. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Afonso, a meta é fomentar a discussão sobre direitos, visando uma sociedade mais justa e igual para todos.
"Buscando sempre os direitos humanos e a acessibilidade para todos, essa data serve para uma reflexão a fim de dosarmos se estamos cumprindo as ações pertinentes que garantem os direitos sociais de todos, sem distinção", frisou.
Fabrício Afonso enfatizou que a ação desta sexta-feira, em parceria com diversos órgãos, pretende levar uma mensagem de respeito, dignidade e cidadania. "Através de nossas coordenadorias e parcerias com outras secretarias vamos oferecer alguns serviços como o cadastramento no CadÚnico, segunda via de documentos, orientações jurídica e psicológica, balcão de emprego e outros que possam promover a dignidade a quem precisa na semana comemorativa”, ressaltou o secretário Fabrício Afonso.
Atividades - Das 10h às 15h, será realizada uma grande ação social na Praça Veríssimo de Mello. Durante este período da programação, serão oferecidos serviços de isenção para 2ª via de documentos (Identidade, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento) em parceria com a Fundação Leão XIII, aferição de pressão arterial e glicose, orientação de odontologia e nutrição, inclusão, cadastramento e/ou atualização no CADÚNICO com a equipe do CRAS, coleta de eletrônicos e pilhas, orientação e testagem com a equipe do Programa IST/Aids, entre outros.
Direitos Humanos para quem e para quê?
Nesta quinta-feira (9), no Centro Pop, no Centro da cidade, e no Cras do bairro Botafogo, aconteceu a roda de conversa “Direitos Humanos para quem e para quê?”
"A roda de conversa atendeu os assistidos dos Cras, adultos e crianças. Conversamos sobre o conceito de direitos humanos e realizamos um brainstorming (uma técnica de dinâmica em grupo que explora o potencial criativo). Nesta atividade, as pessoas escreveram o que é direito humano para elas: saúde, educação, transporte, moradia, lazer, igualdade etc.. A maioria escreveu trabalho digno", disse a coordenadora de Políticas Sociais e Igualdade, Conceição de Maria Rosa.
A Semana dos Direitos Humanos começou, na terça-feira (7), com a roda de conversa no Cras da Barra de Macaé, que, na quarta-feira (8), foi realizada também na região serrana.