As discussões para a reformulação do Caderno de Orientação Curricular (Coc) da Educação Infantil estão em suas etapas finais. E para o fechamento do documento, que vem sendo estudado desde o mês de setembro de 2011, a participação dos diretores das unidades de ensino junto a equipe pedagógica da Educação Infantil da rede municipal tem sido fundamental. Isso porque, as resoluções envolvem ainda o grupo de professores orientadores (PO) e o grupo de orientadores pedagógicos (OP), mas são os gestores das escolas os responsáveis por fazer o fechamento do documento. A intenção é que isso ocorra até agosto.
Para isso, todos os assuntos discutidos nas reuniões dos outros grupos serão trazidas para as reuniões com os diretores das escolas para que, junto a equipe da Secretaria de Educação, seja realizado o fechamento do Caderno de Orientação Curricular. Esta foi a terceira reunião extraordinária com os gestores, mas as mesmas acontecerão até que até que o documento seja concluído.
A proposta de promover os encontros periódicos visa à articulação do estudo teórico e a reflexão sobre a prática de ensino com as crianças na faixa de zero a cinco anos. A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, explica que o Caderno de Orientação Curricular tem como foco as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e que, após a revisão de todo conteúdo e finalização dos trâmites legais, o documento será referência nas unidades de ensino deste segmento:
- A Educação conta com um Caderno formulado em 2008. No entanto, através de um processo de construção coletiva, foi apontada a necessidade de reorientação do currículo das escolas para que se ajustem às necessidades de aprendizagem dos alunos. E a integração dos profissionais e o trabalho da equipe pedagógica são fundamentais para a revisão deste documento – ressalta Marilena.
No entanto, a Educação atua conforme as mudanças legais após a implantação das Novas Diretrizes da Educação Infantil, em dezembro de 2009. Prova disso é que a organização da rotina em sala de aula, a execução de temas geradores e de projetos são realizadas de acordo com a realidade das unidades e dos estudantes atendidos. Já o novo Caderno de Orientação será foco principal para a integração de propostas pedagógicas que, no cotidiano de creches e pré-escolas, poderão acolher e educar os alunos da melhor forma, baseados em determinados parâmetros para melhor qualidade do ensino-aprendizagem e avanços educacionais.
- Acredito que estas discussões estão fazendo com que se reflita muito na prática, pois este momento com os diretores é essencial, afinal é ele que está na liderança de todo grupo da escola, que é onde realmente acontecem as transformações. Não adianta somente um pensamento técnico com relação a este documento, pois é preciso que ele seja executável em sala de aula. E é este vínculo que levará este documento a funcionar, garantindo o aprendizado e o conhecimento aos alunos – disse Eliane Salgado, coordenadora geral da Subsecretaria de Educação infantil.
Durante a reunião, os diretores, divididos em pequenos grupos, discutiram os sete eixos de trabalho da Educação Infantil: Movimento, Música, Arte, Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Identidade e Autonomia, Natureza e Sociedade. Depois disso, todos se juntaram para debater estes eixos.
- O grande barato desta discussão é a participação que está sendo aberta também aos diretores. Porque quando sai um documento da Secretaria de Educação e vai para as escolas, em que nós, que estamos diretamente na escola, temos oportunidade de participar da elaboração, é ótimo. As discussões estão em um nível altíssimo e temos a colaboração da Subsecretaria de Educação Infantil, que tem total base teórica e também prática de outros tempos, que se alia a nossa prática de hoje – finalizou Emanuele Proença, diretora adjunta do da Escola Municipal de Educação infantil Alcina Muzzy de Jesus.