Foto: Assessoria Mobilidade Urbana
Na fiscalização são verificadas as condições dos veículos, itens de segurança e acessibilidade
A Diretoria Geral de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana prossegue com as ações de fiscalização junto à concessionária responsável pelo transporte urbano. Diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados, a equipe de fiscais da secretaria realiza as fiscalizações nos terminais e em pontos estratégicos do município, inclusive na Serra. Nesta segunda-feira (6), os fiscais estiveram na garagem da concessionária com objetivo de fiscalizar os ônibus que prestam o serviço à população.
Durante as fiscalizações, são verificadas as condições dos veículos, acessibilidade e itens de segurança. Os veículos aprovados recebem o selo de vistoria 2022. Enquanto a secretaria segue com as fiscalizações e, quando necessário, com as autuações junto à concessionária, o processo da nova licitação do transporte segue os trâmites legais, mesmo que o contrato só termine em 2025.
“Avançamos em algumas questões desde o ano passado, quando tínhamos 95 carros para atender o município e passamos para uma média de 200 veículos dia. Mais que dobramos a quantidade de ônibus. A intensificação das fiscalizações junto à concessionária também possibilitou um avanço, mas ainda não é suficiente para atender uma demanda como a cidade de Macaé exige. Por isso, a gestão municipal segue com o processo legal da nova licitação e, em breve, estaremos realizando a audiência pública para apresentar o projeto”, esclareceu o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
Durante o processo da nova licitação também foi realizada uma consulta pública, não obrigatória, mas que possibilitou um espaço para a participação da população que usa o transporte público.
"Enquanto seguimos com a nova licitação, as fiscalizações acontecem rotineiramente, com ênfase nas questões de itens de segurança e acessibilidade dos veículos. Fazemos as cobranças junto à concessionária para que ofereça um serviço que atenda a demanda da população. Também aplicamos autuações quando necessário”, explicou o diretor de Transportes, Luiz Carlos Moreira.