A primeira reunião entre a equipe gestora da Secretaria de Educação de Macaé (Semed), diretores das 107 escolas da Rede Municipal e também dos Centros Municipais de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes) foi realizada na manhã desta sexta-feira (24), na Cidade Universitária de Macaé. O secretário Roberio Dias fez a apresentação do novo organograma da Semed e dos gestores recém-nomeados. Ele abordou as diretrizes sobre gestão de pessoal e valorização profissional, os programas educacionais desenvolvidos e passou informações sobre o início do ano letivo, em 3 de fevereiro, para os profissionais da Educação, e em 4 de fevereiro para os alunos, com liberação dos estudantes após a primeira refeição durante a primeira semana de aulas.
A Rede Municipal de Ensino atende aproximadamente 40 mil alunos, do Maternal I (2 anos) à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os profissionais da Educação serão recepcionados pela Semed com a apresentação de uma sequência de quatro palestras de formação continuada, de 4 a 7 de fevereiro, com vagas limitadas. No dia 3 de fevereiro, os educadores ingressarão às escolas para a organização das atividades docentes que se estenderá pela primeira semana, com aulas em meio período.
Cemeaes
Durante a reunião, o secretário de Educação anunciou a abertura de mais dois Cemeaes. A quinta unidade será no bairro Lagomar e a sexta no distrito de Glicério, na região serrana. Os profissionais do Cemeaes de Glicério prestarão um serviço descentralizado, indo às unidades escolares do Sana e da Bicuda. Ainda uma sétima unidade, prevista para a região do entorno do bairro Novo Cavaleiros, está sendo planejada. Fora isso, todas as 77 salas de recursos multifuncionais estarão em funcionamento desde a primeira semana letiva. A proposta da gestão é avançar na oferta deste serviço na Rede.
“O Cemeas será fortalecido e os serviços disponíveis serão ampliados. Além de manter todos os gestores atuais, as equipes multiprofissionais dos Cemeas serão responsáveis pelo acompanhamento da política de inclusão das escolas de seu território”, pontuou.
Alunos e professores em sala de aula
Um total de 107 profissionais da Escola Sentrinho de Educação Inclusiva atuarão na Rede Municipal, reforçados pela contratação pelo Município de mais 20 profissionais de apoio a alunos com baixa ou nenhuma autonomia. Também serão contratos professores A e C até o ingresso na Rede dos profissionais aprovados no último concurso público. Outra estratégia é abertura de um Cadastro de Profissionais para Dedicação Exclusiva para atuação em projetos extraclasse, como o Escola com Vida (esporte, artes, reforço escolar etc.), Pré-Vestibular Social, Centro Municipal de Idiomas e Preparatório para o IFF e para o CAp, mas também para Regência de Turma. “Todos os projetos são importantes, mas não pode faltar professor em sala de aula”, ressaltou Roberio, que destacou ainda que haverá o cuidado para que o aluno estude próximo a sua residência para melhoria de sua qualidade de vida e do aprendizado.
Este ano, a Rede de Ensino ampliará em três unidades a ‘Escola de Tempo Integral’. Serão elas: a Escola Municipal Aterrado do Imburo, o Colégio Estadual Municipalizado Ana Maria Bacellar Leite e Santos, em Imboassica, e a Escola Municipal Professor Antonio Alvarez Parada, na Imbetiba. Já para os anos finais, a Secretaria de Educação oferecerá o projeto ‘Matrícula de Tempo Integral’, quando alunos serão atendidos no contraturno por meio de parceria com outras instituições que estão sendo contratadas. Eles poderão cursar língua estrangeira, esportes, dança, entre outras atividades.
Chegando às escolas
A Secretaria de Educação enviará a todas as escolas cinco notebooks para utilização em atividades administrativas e também maletas literárias com novos livros para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Além disso, foram criadas três Coordenações para manutenção das unidades de ensino (Zona Sul, Zona Norte e Serrana) que verificarão junto aos diretores, a cada 30 dias, às necessidades para manutenção estrutural.
O Cartão Educação, recarregado na noite sexta-feira (24), é o benefício que garante ao aluno uniforme completo e o material escolar necessário à frequência às aulas. A recarga do cartão é direito do estudante uniformizado e portador de material escolar que obtiver, na Educação Infantil, mais de 65% de frequência; ou, no Ensino Fundamental e Médio, mais de 75%.
Agenda Prioritária
A agenda prioritária do ano será melhorar a qualidade da educação pública municipal, superando as metas estabelecidas pelo MEC. Para isso, estratégias serão postas em prática, como o estabelecimento de uma quantidade máxima de estudante por unidade escolar e por sala de aula.
“É ousada, mas estamos planejando um conjunto de medidas com este objetivo. Construiremos escolas e adequaremos a infraestrutura existente. É muito difícil gerenciar escolas com mais de 700, 600 alunos, sobretudo nos anos finais. É preciso que os profissionais conheçam seus alunos para criação das relações de afeto necessárias. Outras metas importantes são alfabetizar todos os alunos até o final do 2º de escolaridade, em 2026, e a correção da distorção entre idade e série, que é um direito do aluno com mais de dois anos de distorção, em cada escola, e especialmente para os anos finais. Vamos dispor os profissionais para este programa, para um resgate da aprendizagem e da autoestima deste aluno. Queremos uma educação verdadeiramente inclusiva”, enfatizou o secretário.