Durante a abertura do Fórum e Conferência Internacional de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Indústria de Petróleo Offshore (Protection Offshore), o prefeito Riverton Mussi (PSDB) destacou as ações da prefeitura para incentivar e dar suporte ao SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança) na indústria offshore de petróleo e gás.
- Nós, poder público municipal, entendemos que o Meio Ambiente é assunto prioritário em um mundo que preza o progresso no mercado globalizado. Por isso, vamos apresentar na Protection Offshore o programa ‘Reflorestar’, que visa recuperar áreas degradadas do município com prioridade para matas ciliares e nascentes, visando a proteção de mananciais hídricos – destacou.
O prefeito informou que a secretaria de Meio Ambiente irá no evento esclarecer dúvidas em relação à legislação ambiental; dar informações às empresas do cadastramento ambiental para o monitoramento de resíduos de suas atividades e mostrar a necessidade do fortalecimento da consciência ambiental no mundo contemporâneo.
- O desenvolvimento da saúde em Macaé também será mostrado pela prefeitura no fórum, afinal, temos no município o hospital de referência na região, o Hospital Público Municipal Doutor Fernando Pereira da Silva, o HPM. E estamos construindo mais dois: o Hospital da Mulher e o Hospital da Serra. Há também uma expectativa grande em relação ao primeiro Centro de Telemedicina da América Latina, inaugurado em janeiro, em uma parceria entre a prefeitura de Macaé, o HPM, a empresa Berkeley e o governo britânico. O Centro, instalado no HPM, está equipado com tecnologia de ponta e tem o aval do serviço de saúde britânico – discursou.
O prefeito lembrou que outro braço importante da administração municipal, o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia, irá difundir no Fórum o conceito de metrologia alinhado às questões de SMS na indústria de petróleo e gás. “Não podemos esquecer do trabalho da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a Cipa, que nos dá suporte no dia-a-dia e a criação da Defesa Civil Municipal, que está sempre pronta a minimizar os danos humanos, materiais e ambientais e os conseqüentes prejuízos econômicos e sociais resultantes da ocorrência de um possível desastre”, disse.
Prefeito comenta auto-suficiência do Brasil em petróleo
O prefeito lembrou que no ano em que é comemorada a auto-suficiência do Brasil em petróleo, conquistada ao longo da história do desenvolvimento econômico nacional, é importante registrar o papel preponderante que Macaé teve neste contexto. “E hoje, percebemos a necessidade cada vez maior, da atividade de petróleo e gás cumprir as exigências do mercado internacional”, observou.
Para o prefeito, uma dessas exigências, que deve ser incorporada à cultura de toda empresa do setor de petróleo e gás, é o investimento em Saúde, Meio Ambiente e Segurança. “Nos três dias de evento, são esses assuntos que estarão em pauta nas conferências, nas novas tecnologias apresentadas pelas maiores multinacionais de petróleo, e nas discussões que serão abertas pela prefeitura de Macaé, por meio de diversas secretarias”, afirmou.
De acordo com Riverton, a indústria do petróleo no mundo globalizado é dinâmica e a cada nova descoberta de reserva de óleo e gás, fica mais exigente e necessita de expressiva tecnologia para alavancar ainda mais o setor. “Com a entrada em operação de novas plataformas e a melhora no perfil do refino, a expectativa é de que os resultados de produção de petróleo nos balanços de 2006 e 2007 sejam tão bons quanto foram em 2005. E este impulso na indústria do petróleo e gás vai requerer novas tecnologias de SMS e a ampliação deste setor dentro das empresas”, analisou.
A oportunidade de fazer negócios também foi abordada por Riverton. “Rodadas de negócios e apresentação dos pólos de desenvolvimento do município – os Pólos Industrial e Tecnológico e o Complexo Universitário – vão somar diretrizes econômicas ao evento”, enfatizou.
Riverton ressaltou a necessidade de parcerias com vistas ao desenvolvimento sustentável do município. “Macaé, já consolidada a capital nacional do petróleo, quer também ser a líder em discussão e tecnologia de SMS aplicada na indústria do petróleo e gás. Mas para que isso aconteça, é preciso que ampliemos nossas parcerias”, ressaltou.